Moradores da região do bairro Costa e Silva participaram de audiência pública sobre o novo plano viário (PLC 15/2023) nesta segunda-feira (24). O projeto, de autoria da Prefeitura, atualiza a legislação municipal de 1973 (Lei 1.262).

Presidente da Comissão de Urbanismo e relator do projeto, Wilian Tonezi (Patriota) explicou que a proposta é integrar diferentes modos de deslocamento e promover melhorias na infraestrutura, fazendo o mínimo de desapropriações de imóveis.

Os joinvilenses locomovem-se principalmente de automóvel (37%), a pé (19%), de ônibus (13%), de bicicleta (12%) e usando carros de aplicativo (6%), segundo apresentação da comissão.

Entre os principais pedidos da plateia estavam melhorias na av. Almirante Jaceguay. Ivone Wiggers reclamou da poeira que enfrenta quando trafega na área do supermercado Compre Fort, por exemplo.

Segundo Tonezi, há um projeto de requalificação da Almirante Jaceguay no valor de R$ 110 milhões, que pretende promover melhorias desde a BR-101 até o Terminal Norte.

Diretor do movimento Pedala Joinville, Laércio Batista Júnior sugeriu que não sejam esquecidos no novo plano o transporte coletivo e as bicicletas. Também houve pedidos específicos de melhorias de ruas, como na Inambú e Visconde de Mauá.