Moradores do Floresta e do Nova Brasília demonstraram insatisfação com a situação atual do trânsito entre os bairros, em especial na área que abrange as ruas Américo Vespúcio e Jaroslau Clemente Pesch, que ligam os dois bairros. As manifestações ocorreram durante uma audiência pública realizada nesta segunda-feira (5) na Escola de Ensino Básico Rudolfo Meyer, situada no bairro Floresta, na região afetada pelas mudanças desde dezembro de 2023. Na ocasião, as ruas, que eram mão dupla, passaram a formar um binário no trecho que vai da rua Copacabana à BR-101.
Entretanto, os moradores ressaltaram que há problemas de sinalização que resultam em acessos de pessoas na contramão, bem como a necessidade de redutores de velocidade nas proximidades dos cruzamentos dessas ruas com a rodovia federal. Helmuth Milbratz, morador da Américo Vespúcio, no lado do bairro Nova Brasília, comentou que é necessária uma melhor sinalização de trânsito. Ele ainda solicitou limpeza de vegetação nas calçadas e melhorias na iluminação pública.
Pela comissão de Urbanismo, estavam presentes na audiência a vereadora Vanessa Falk (Novo), que presidiu o encontro, e o vereador Wilian Tonezi (PL), proponente da audiência pública. Pelo Poder Executivo, representantes do Departamento de Trânsito de Joinville e da Secretaria de Planejamento Urbano acompanharam a audiência.
Trânsito do Floresta
Alguns moradores levaram questões de tráfego de outras regiões do bairro Floresta.
- Guarapuava
Alguns moradores reivindicaram a implantação de um semáforo no cruzamento entre a rua Santa Catarina e ruas Guarapuava e Santa Maria, na altura do supermercado Vitorino. Moradores relataram dificuldades para atravessar a rua, além do risco de acidentes por parte de veículos que saem da Santa Maria em direção à Guarapuava. Sandro Speckhahn comentou ainda que a via é muito estreita para o tráfego atual e propôs desvio do fluxo para a rua Barra Velha. - Mathilde Drefahl
A auxiliar de educadora Daniela Freudenborg observou que o tráfego de caminhões na rua Mathilde Drefahl, uma das laterais da rua Copacabana, está trazendo danos para a estrutura das casas e pediu para que haja proibição da circulação de caminhões na rua, de forma que o tráfego desses veículos seja direcionado para a avenida Antonio Ramos Alvim. - Farroupilha
Alguns moradores defenderam que a rua Farroupilha se torne mão única. O tráfego atual estaria dificultando a alguns moradores a saída das suas próprias casas em razão de um estreitamento da rua que, na prática, a transforma em uma pista de uma faixa só nas proximidades com a rua Copacabana.
Confira como foi a audiência no nosso canal no Youtube.