O plenário da Câmara de Vereadores de Joinville ficou lotado na manhã e tarde desta sexta-feira (dia 20), durante a realização do 1º Seminário Municipal de Educação para Promoção da Igualdade Racial.

Representando o Legislativo joinvilense estava o presidente Rodrigo Fachini. Também participaram da abertura do evento o prefeito Udo Döhler; a presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Cléia Giosole; o secretário de Educação, Roque Mattei; além de lideranças e especialistas no assunto.

Com a finalidade de propagar respeito, proteção e liberdades aos afrodescendentes, de acordo com a declaração universal dos direitos humanos, este evento faz parte das atividades alusivas à década internacional dos afrodescendentes, decênio que vai de 2015 a 2024, aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2013.

O chefe do Poder Legislativo Municipal, Rodrigo Fachini, destacou que é muito importante discutir assuntos relacionados às etnias, garantindo, assim, sua valorização.

Na opinião da presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial, Cléia Giosole, o seminário é uma oportunidade de resgatar o respeito às diferentes etnias e suas culturas. 

“O assunto, como este, também deve ser abordado e discutido no ambiente escolar”, comentou o prefeito Udo Döhler durante seu discurso.

Durante todo o dia, foram ministradas quatro palestras, todas envolvendo temas alusivos à igualdade racial. Entre os assuntos abordados estão as abordagens pedagógicas das religiões e religiosidades afro-brasileiras, a trajetória dos povos indígenas, patrimônio e comunidades quilombolas e as práticas para a promoção da igualdade racial.

O evento é uma realização da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, e conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Joinville.

 

Foto: Nilson Bastian

Deixe um comentário