A coordenadora de Bibliotecas Públicas de Joinville, Juciana Bittencourt da Silva, esteve hoje na reunião da Comissão de Educação para falar sobre a situação das bibliotecas públicas da cidade. Segundo ela, o acervo é de aproximadamente 48 mil livros, mas precisa ser revitalizado.

“Muitos livros científicos, por exemplo de Medicina, Engenharia, Direito etc, estão já defasados, com edições muito antigas”, afirmou. Ainda de acordo com a coordenadora, as bibliotecas recebem 100 títulos por ano da Secretaria de Educação. “Acho pouco, não dá nem 10 títulos por mês”, disse.

O vereador Odir Nunes (Solidariedade), concordou com a coordenadora. “O mundo passa por transformações e há um avanço muito grande na ciência, por isso os livros têm que ser atualizados. Se as bibliotecas não se atualizarem a população não vai ter interesse em frequentá-las”, afirmou.

Joinville tem duas bibliotecas públicas: a Biblioteca Pública Municipal Prefeito Rolf Colin, no Centro da cidade, e a Biblioteca Municipal Professor Gustavo Ohde, em Pirabeiraba. Existem ainda as bibliotecas das escolas municipais.

Estrutura e Computadores

Juciana Bittencourt da Silva afirmou que a estrutura física da Biblioteca Prefeito Rolf Colin está adequada após a reforma feita em 2013. Mas acrescentou que está preocupada com a manutenção dos computadores. “Contamos com a manutenção da prefeitura, mas ela não é feita de forma rápida”.

A coordenadora afirmou ainda que não existe integração de todas as bibliotecas da cidade: as duas bibliotecas públicas e as bibliotecas de escolas. Outro problema, segundo ela, é que não há como o cidadão renovar o empréstimo de livros pela internet. “A pessoa tem que ir até a biblioteca só para isso”, disse.

Rodrigo Thomazi (PP) afirmou que os vereadores vão buscar a solução dos problemas existentes nas bibliotecas públicas. “Vamos dar uma olhada com carinho na questão da revitalização do acervo, dos computadores e gerenciamento do acervo. Podemos visitar o secretário para fazer com que soluções saiam do papel”, disse.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário