A Comissão Especial de Convênios recebeu está manhã, em reunião extraordinária, representantes da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico do município, da Superintendência do Aeroporto de Joinville e da Procuradoria do município. A ampliação e a modernização do aeroporto e a duplicação da Avenida Santos Dumont estiveram entre os assuntos em pauta.

A ampliação do Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola foi um dos assuntos mais discutidos no encontro. Jalmei Duarte, Secretário de Integração Desenvolvimento Econômico e Diva Mara Machado Schlindwein, procuradora do município, explanaram sobre o cenário atual das desapropriações nas proximidades do aeroporto e da retificação do rio que passa no local.

O vereador Bento enfatizou que as famílias envolvidas nas desapropriações em torno do aeroporto precisam de uma resposta e que é necessário saber quando, como e de que forma o trabalho irá acontecer.

A informação de que indenizações possam ser pagas somente em 2020 foi destacada como uma preocupação do vereador. Para ele, este processo precisa ser adiantado, os moradores não podem esperar tanto tempo sem ter condições de adquirir outro imóvel ou realizar benfeitorias em um imóvel que será desapropriado.

Melhorias no aeroporto

Rones Heidemann, superintendente do aeroporto de Joinville, e Jalmei Duarte destacaram a instalação do ILS (Instrument Landing System), equipamento que facilita as operações de pouso, como uma melhoria do desempenho do aeroporto, dando um ganho operacional de 61%.

Rones destacou que em 2014, pela primeira vez, o aeroporto de Joinville atenderá mais de 500 mil passageiros e que a previsão para 2015 é atender um milhão de pessoas. Ele ressaltou que o número não é exagero e citou como comparativo o aeroporto de Maringá, uma cidade menor que Joinville, e que já recebe tal volume de passageiros.

Mais Obras

Sobre a duplicação da Av. Santos Dumont, Jalmei Duarte informou que as desapropriações não estão impedindo as obras. Segundo ele, muitos moradores estão permitindo a obra para receber os valores indenizatórios em datas futuras.

O gerente da Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico, Ari Vieira Júnior, informou que a obra de elevação da rua Minas Gerais recebeu, na segunda-feira, licença ambiental do novo projeto de drenagem e agora há o prazo de 30 dias para a instalação do canteiro de obras.

Na avaliação do vereador Bento, a reunião trouxe informações importantes acerca da ampliação do aeroporto, da questão das indenizações para os moradores afetados e também das licenças ambientais. Para o vereador, com essas informações pode-se saber quais os caminhos a serem tomados para o avanço das obras.

A Comissão Especial foi criada em 16 de abril para fiscalizar obras e projetos que não evoluíram. São integrantes da comissão os vereadores Manoel Bento (presidente), Rodrigo Fachini (relator), Fábio Dalonso, Levi Rioschi e Patrício Destro.

A próxima reunião da comissão ocorre no dia 03/06.

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui