Em reunião conjunta realizada nesta quarta-feira (11), as Comissões de Proteção Civil e Antidrogas e Economia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo receberam representantes de bancos com agências em Joinville para discutir o Projeto de Lei Ordinária n° 39/2014, de autoria do vereador Jaime Evaristo, que “Dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias de disponibilizar agentes de segurança privada junto aos terminais de caixas eletrônicos”.

O vereador Jaime Evaristo, proponente do projeto de lei em discussão, discursou em favor da ideia e questionou se os bancos têm ou não o dever de dar segurança para os usuários após às 18h. O vereador também ressaltou ter acompanhado a situação da obrigatoriedade em outros estados do Brasil.

Segundo Virgilio Ribeiro, representante da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), são baixos o índices de ocorrências de assaltos nas “saídas” de autoatendimentos no intervalo entre as 18h e as 22h e normalmente o valor sacado é relativamente pequeno no horário. Ainda na visão de Virgilio, a presença de um vigilante pouco vai colaborar com a segurança: “Agrega praticamente nada”. Declarou Virgilio.

A exposição de um vigilante armado que acaba sendo também um alvo de assalto ou rendição foi levantada por Wilson Zarpelon, da Caixa Econômica Federal. Ele também destacou que as salas de autoatendimento são vigiadas 24 horas por câmeras de segurança. Para Antônio Furquim, do Banco do Brasil, não é repassando para os bancos, a responsabilidade da segurança que é da polícia, que se soluciona o problema.

As comissões solicitaram a participação de representantes do Sindicato dos Bancários e da Polícia Militar, Civil e Federal na próxima reunião para que estas autoridades tragam dados a respeito de ocorrências de assaltos relacionados a entrada e saída de bancos.

A reunião contou com a participação dos vereadores Cláudio Aragão, Dorval Pretti, Mauricinho Soares e a vereadora Pastora Leia. 

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário