As ruas dos bairros São Marcos e Nova Brasília foram alvos da visita dos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Esgoto na tarde de hoje. Estiveram presentes quatro dos cinco vereadores que integram a CPI. Também acompanharam a comitiva o gerente de Obras da Companhia Águas de Joinville (CAJ), Michel Bitencourt; o assessor de imprensa da CAJ, Diego Santos; o vereador Claudio Aragão e o departamento jurídico do Legislativo.

A primeira parada do grupo aconteceu na rua Tupi, esquina com rua Londrina, no bairro São Marcos, onde moradores reclamaram do serviço executado pela empresa contratada pela Companhia. Os tubos de esgoto foram instalados dos dois lados da via, ocasionando declive acentuado na rua e, assim, dificultando o trânsito intenso de veículo no local.

O segundo ponto visitado foi a Rua Theodoro O. Bohn, no bairro Nova Brasília. Segundo a moradora Lucia E. Miranda, as rachaduras na sua casa começaram logo depois do término das obras. “Notamos que abriram muitas frestas na parede após a instalação do esgoto aqui. Desde que terminou a obra, não recebemos a visita de nenhum técnico ou mesmo orientação”, comenta a moradora.

Os vereadores também estiveram visitando as ruas Américo Vespúcio, Otto Hoffmann e Belmiro M. da Costa. Em todas elas, a comitiva caminhou e conversou com os moradores para tirar dúvidas.

Na opinião do vereador Rodrigo Fachini, um dos possíveis problemas observados é quanto aos materiais utilizados para cobrir o buraco. “Em vez de eles estarem inserindo os materiais reaproveitados, os técnicos deveriam inserir saibro dentro da valeta (fosso). Isso sim iria funcionar e não aconteceria este desnível que é verificado no asfalto”, frisa Fachini, argumentando sobre o tipo de material despejado após a colocação do tubo de esgoto.

Durante a visita, o gerente de Obras da CAJ, Michel Bitencourt, explicou que a Companhia realizou um minucioso diagnóstico em mais de 1.300 locais que receberam algum tipo de intervenção da empresa desde 2010.

“A partir deste levantamento, as empreiteiras que executaram os serviços foram notificadas. Nos meses de junho e julho, está acontecendo um mutirão para solucionar o problema de desnível do asfalto. O gasto deste retrabalho é do próprio empreiteiro”, explica o gerente.

O relator da CPI, vereador James Schroeder, aproveitou para coletar mais informações e dados para seu relatório. Já o vereador Manoel Bento disse que é muito importante verificar in loco este trabalho de recape nas ruas e avenidas onde foram instaladas a rede de esgoto no município.

O presidente da CPI do Esgoto, vereador Maurício Peixer, informa que os próximos compromissos do grupo estão agendados para nesta quinta-feira (dia 1º de agosto). Às 14 horas, está marcada uma visita às ruas do bairro Costa e Silva e, logo em seguida, às 15h30min, acontece uma reunião da Comissão, na Câmara de Vereadores.

Deixe um comentário