A Comissão de Legislação, Justiça e Redação discutiu hoje o Projeto de Lei 199/2014, de autoria do vereador João Carlos Gonçalves, que estabelece a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo Município de Joinville para os doadores de medula óssea. Os vereadores decidiram que o projeto precisa de emenda que defina os critérios para a isenção.
A responsável pelo setor de Captação de Doadores de Medula Óssea do Hemocentro Regional de Joinville (Hemosc), Marlene Tiltey, afirmou que Santa Catarina tem cerca de 125 mil possíveis doadores cadastrados no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome), mas que a probabilidade de encontrar uma medula compatível entre não parentes é de em média uma em 100 mil.
“O projeto é importante para aumentar o número de candidatos a doadores, que ainda é muito baixo. No Brasil existem cerca de mil pacientes na fila de espera por um transplante”, disse.
Marlene disse ainda que, no momento do cadastro para ser doador voluntário de medula óssea, o Hemosc aborda os interessados para também fazerem doações de sangue.