Em reunião no bairro Paranaguamirim, na zona Sul de Joinville, na noite de terça-feira (dia 1º), os vereadores integrantes da Comissão de Educação ouviram os anseios da comunidade com relação à área educacional da região.

O crescimento do bairro e também o impacto de vizinhança, como a construção de novos empreendimentos comerciais, industriais e residenciais, foram algumas das preocupações expostas pela comunidade que participou da reunião na Igreja Nossa Senhora Aparecida.

Participaram desta reunião os vereadores Claudio Aragão (presidente desta Comissão), Adilson Mariano e Lioilson Corrêa. O vereador Sidney Sabel, que integra esta Comissão, justificou sua ausência. Também participaram do encontro os representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Associação de Moradores, do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) e da Subprefeitura Sul.

Na opinião do presidente da Associação de Moradores do Jardim Edilene, Pedro Costa de Melo, os novos prédios que estão sendo construídos vão trazer um grande impacto em toda a região Sul. Ele ressalta que seria necessário um estudo para ver se o bairro comporta todo este investimento de 700 novos apartamentos.

Na opinião do professor da Escola Maria Marli de Souza, Silvio Scheidemann, é importante a construção de escolas mais próximas dos alunos para que eles não precisem se deslocar grandes distâncias, o que prejudica o aprendizado do estudante.

Segundo relatos dos moradores, o bairro deve receber em breve a construção de um residencial de 700 apartamentos, um condomínio industrial com 250 micro empresas.

Investimentos previstos

A diretora executiva da Secretaria Municipal de Educação, Sonia Victorino Fachini, destacou que vários investimentos estão sendo realizados e também outros previstos.

Ela enumerou a construção de dois novos Centros de Educação Infantil (CEI) no bairro, sendo que as inaugurações estão marcadas para agosto e dezembro deste ano. Além disso, outros dois CEIs localizados naquela região serão ampliados em breve, disponibilizando assim mais vagas para as crianças.

Em breve, a Secretaria está iniciando a ampliação da Escola Nilson Wilson Bender, que contará com mais 15 salas de aula, com previsão de inauguração em 2016.

Ainda dentro do planejamento da Secretaria está a construção de uma nova unidade escolar com 21 salas a ser erguida no terreno atrás da Escola Marli Maria de Souza. Este projeto, segundo ela, está em fase de aprovação e a previsão de início é em 2015 e entrega no ano seguinte.

A próxima reunião da Comissão de Educação será nesta quinta-feira, dia 3, às 19h30, na Associação de Moradores Vila Cubatão, localizada na rua Tim Maia, s/nº (perto do posto de saúde).

Foto de Sabrina Seibel.

Deixe um comentário