O Secretário da Educação de Joinville, Marcos Fernandes esteve hoje na Câmara de Vereadores para participar da reunião conjunta das Comissões de Legislação e Educação. O secretário respondeu a alguns questionamentos dos vereadores sobre o abono que pretende conceder aos funcionários da sua pasta.

Marcos explicou que o abono pretendido deverá ser pago somente em Janeiro e que será proporcional ao salário que é recebido pelo trabalhador. Ele também esclareceu que o beneficio será concedido a todos os servidores da educação. O recurso usado para o pagamento dos servidores veio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), por isso o beneficio será exclusivo para os trabalhadores dessa área. Marcos garantiu que a cidade já atingiu a porcentagem mínima de investimentos prevista pela constituição e que o abono é uma valorização do profissional.

O secretário também comentou as denúncias da falta de material em algumas escolas. Ele confirmou que houve um problema em uma das licitações para compra dos materiais, mas garantiu que o problema foi resolvido. Segundo ele, as denúcias foram investigadas e algumas não procediam, mas ele também não descartou a hipótese de ter acontecido um atraso na entrega dos materiais.

Os vereadores ficaram satisfeitos com as explicações do secretário, porém ressaltaram que a educação precisa de mais recursos. O vereador Alodir Cristo disse que já está na hora do município pensar em um plano de cargo e salário e em bolsas de estudos para qualificação dos professores. Já a vereadora Dalila Leal lembrou a dificuldade para a área receber recursos. Após a reunião conjunta, os vereadores Manoel Francisco Bento, Tânia Eberhardt, Patrício Destro, Zilnety Nunes, Adilson Marian, Dalila Rosa Leal e Maurício Peixer continuaram na sala para fazer a deliberação de mais alguns projetos.

Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui