Foto de Mauro Artur Schlieck

A Comissão de Educação recebeu nesta quarta-feira (25) representante da Secretaria de Educação para falar sobre o projeto Escola Digital. O assuntou partiu de uma solicitação da vereadora Iracema do Retalho (PSB), que queria saber se as escolas da rede pública da cidade disponibilizam internet sem fio para os estudantes.

De acordo com representante da Secretaria, José Luiz Cercal, a rede pública de ensino conta com aproximadamente 28 mil tablets para os estudantes, fazendo, segundo ele, uma média de 1 tablet para cada 3 alunos. Ainda segundo Cercal, a meta para 2020 é um tablet para cada dois alunos da rede pública de ensino, atingindo o número de 45 mil dispositivos.

Ainda segundo o representante da Secretaria de Educação, a rede de ensino conta com 3,4 mil laptops para uso de professores e 1,7 mil para os laboratórios das escolas.

Sobre a disponibilidade de internet, Cercal informou que das 178 unidades escolares, 148 possuem rede de fibra ótica. Vinte escolas rurais não foram contempladas e dez estão em processo de implementação. A implantação de rede de fibra ótica, de acordo com Cercal, é feita pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).

Segundo Cercal, a meta é que no ano que vem todas as escolas tenham conectividade. Ele disse que a Secretaria trabalha na criação de uma “política de uso”, para determinar o que os alunos poderão ou não ter acesso por meio da internet da escola.

Ao reproduzir nossas informações, pedimos a gentileza de citar como fonte “Divisão de Jornalismo CVJ”. Acompanhe nossas notícias aqui no site e em facebook.com/cvjtv.


Se você quer fazer uma correção, sugestão ou crítica, envie um e-mail para jornalismo@cvj.sc.gov.br ou uma mensagem no WhatsApp (47) 98873-7517.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui