Quem passar em frente à Câmara, à noite, durante o mês de outubro, verá que a iluminação está diferente da habitual. O tom róseo das lâmpadas está relacionado à campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização das mulheres para a prevenção quanto ao câncer de mama, o que mais afeta as mulheres no país. A Câmara adere à Campanha desde o ano passado.

Estatística

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), devem surgir pouco mais de 57 mil novos casos de câncer de mama no país. Por “novo caso”, o Inca entende aqueles diagnosticados no país entre janeiro e dezembro do ano estudado. A estimativa é baseada em dados coletados por uma rede formada por mais de 200 hospitais, espalhados em todo o país.

Em Santa Catarina, a estimativa é de que surjam, no mesmo período, 1.850 casos. Isso representa uma taxa de 57 novos casos, no ano, para cada 100 mil mulheres. Os estados da região sul estão entre aqueles em que há maior taxa de aparecimento do câncer. Rio de Janeiro é onde há a taxa mais elevada de surgimento de casos, com 96 novos casos para cada 100 mil mulheres.

Embora o foco das campanhas realizadas no Outubro Rosa seja a prevenção ao câncer de mama, o segundo tipo de câncer que mais afeta as mulheres no Brasil é o de cólon e reto (17 mil novos casos) e o terceiro é o de colo de útero (15 mil).

Prevenção

As mulheres têm direito, assim que completam 40 anos, a realizar mamografia gratuitamente, pelo Sistema Único de Saúde. A garantia foi dada pela Lei 11.664/2008.

A hereditariedade é responsável por 10% dos casos conhecidos, segundo o Inca. No caso das mulheres que tenham parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs, por exemplo), que tenham tido esse tipo de câncer antes dos 50 anos, devem iniciar o acompanhamento médico no mais tardar aos 35 anos.

Outros fatores que demandam atenção especial são primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos ou não ter tido filhos.

Eventos relacionados

Durante este mês estão agendadas, pela Secretaria da Saúde, com apoio da Rede Feminina de Combate ao Câncer e de outras entidades, palestras e caminhadas de conscientização. Confira abaixo alguns dos eventos.

Dia 11, às 9h – Caminhada com concentração na rua das Palmeiras
Dia 23, às 18h30 – Evento aberto no auditório da Acij – Salão Tigre – Palestras
Dia 29, às 13h – Evento fechado na Policlínica Boa Vista para pacientes com câncer de mama e colo de útero – Teatro Elias Moreira

Tratamento

Informações sobre o tratamento podem ser encontradas pelo telefone da Secretaria da Saúde (47) 3481-5000, ou na unidade de saúde mais próxima de sua casa.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário