Os cinco integrantes da Comissão Especial das Águas foram indicados na sessão ordinária desta segunda-feira. Cada bancada sugeriu um nome e o grupo marcou a primeira reunião para esta quarta-feira, dia 29. A Comissão Especial das Águas é resultado de um projeto de resolução do vereador James Schroeder (PDT) que foi aprovado neste mês.

Fazem parte da Comissão os vereadores João Carlos Gonçalves (PMDB), Maycon Cesar (PPS), Manoel Bento (PT), Fabio Dalonso (PSDB) e o próprio Schroeder. O objetivo do grupo, segundo o proponente, é fazer um estudo sobre a utilização e preservação dos recursos hídricos de Joinville e região.

Também estará em pauta a reutilização da água da chuva. O vereador lembra que a água já é considerada um bem finito e que é preciso pensar com antecedência a gestão desses recursos. “Nossa preocupação é como garantir o fornecimento de água para o consumo doméstico e industrial da cidade. Vamos discutir alternativas”, disse Schroeder.

Outro objetivo do grupo é discutir a segurança das fontes de água, como a ETA (Estação de Tratamento de Água) do Cubatão, já que pela região passam veículos com cargas perigosas, além da questão do reflorestamento e mineração.

A comissão tem prazo de 60 dias para discutir o assunto e apresentar um relatório, que será votado em plenário. Depois de aprovado, o documento será encaminhado aos órgãos competentes. Já na quarta-feira serão escolhidos o presidente e relator do grupo, com a criação de uma agenda de discussões e diligências.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário