Vereados mirins de Joinville se reuniram na 4ª sessão ordinária desta legislatura (11ª), nesta segunda-feira. Eles elegeram a mesa diretora para o segundo semestre. Foram escolhidos em votação dos vereadores mirins: Pedro Augusto Canteli (presidente), Artur Lúcio dos Santos (vice-presidente), Gustavo Henrique Nascimento (primeiro secretário) e Felipe de Souza Melo. Eles formavam a chapa de número 2.

Mais cedo, antes da votação, eles aprovaram indicações dos vereadores mirins. Elas pediam adequações nas escolas, como ampliação da biblioteca e livros “mais atuais” e internet para um laboratório de informática inaugurado há dois anos.

Foram eleitos para as legislaturas 11ª e 12ª, por número de votos: Gabriela Júlia Gonçalves, Nathaly Rodrigues Salomão, Julia Monteiro de Mattos, Gabriela Millnitz, Artur Lúcio dos Santos, Gustavo Neves Piffer, Julius Martins, Gustavo Henrique Nascimento, Igor Henrique de Miranda, Giancarlo Lazzarotto, Pedro Augusto Canteli, Lauro Deodoro Fusinato, Guilherme de Sousa Fagundes, Heloísa Helena Tambosi, Emilly Kamili Nunes de Souza, Stephanie Pierri Dumke, Vanessa Gonçalves da Maia, Luiza Farias, Ana Julia de Brito, Sérgio Pereira Neto, Eugenio Francisco Vieira Neto, André Vinícius dos Santos de Oliveira, Heloisa Linhares Mendonça, Anne Cristine Freitas de Souza, Julia Simas da Luz, Asrielly Luzia Silveira Pereira, Gustavo Fabris, Fabiula Schon, Arthur Felipe de Borba da Silva, Nathalia Aline Berri Silva, Helena de Souza Mantagnoli, Gabriel Foss Moraes, Lucas Venícios Meurer, Alexandre Macedo de Oliveira, Luana Cristina Stefanes, Micael Westphal e Anthony Smith da Silva.

O projeto

Mais de 14 mil estudantes votaram na eleição para a Câmara Mirim. O processo foi acompanhado pelo Tribunal Regional Eleitoral. O projeto foi instituído em 6 de novembro de 2000 pelo Decreto Legislativo Nº 20/00 destinado a promover a interação entre a Câmara de Vereadores de Joinville e a Escola do Legislativo, permitindo ao estudante, compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

O aluno apto a ser Vereador Mirim deve possuir idade entre 10 anos (completos na data da inscrição da candidatura) e 14 anos (completos na data da posse) e que estejam cursando entre o 5º ao 7º ano do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada do município de Joinville.

A partir de 2013, a Escola do Legislativo passou a coordenar o programa Câmara Mirim, por meio da Resolução Nº 07, de 2011. Esta integração fortaleceu a educação para cidadania e democracia.

Foto de Daniel Tonet

Deixe um comentário