Começa hoje a tradução simultânea das sessões ordinárias na Língua Brasileira de Sinais (libras). Também serão traduzidas as sessões extraordinárias e solenes da Câmara. A medida visa a participação da população surda de Joinville na atividade política e na produção das leis. A Câmara também oferece visita guiada para surdos, para conhecimento das atividades do Poder Legislativo.

Conforme a intérprete e professora de libras Rute Souza, que fará o trabalho de tradução simultânea, o município tem aproximadamente 23 mil surdos. Dessa população, destaca ela, são cinco aqueles que concluíram o ensino superior. Rute explica que, em geral, eles não são alfabetizados em português e têm a libras como língua materna.

Para que o surdo possa se expressar em português é necessário o ensino bilíngue libras-português. “Não há nenhuma escola especializada no ensino bilíngue em Joinville”, afirmou Rute Souza. Isso faz com que a libras seja o único meio de fazer com que o surdo acompanhe a política.

A libras é uma língua que tem sintaxe e gramática próprias, chegando até a apresentar diferenças regionais entre Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. É reconhecida como língua oficial, no Brasil, pela Lei Federal 10.436/2002.

Horário Eleitoral

A intérprete observa o que uso de legenda no horário eleitoral gratuito só é efetiva para os deficientes auditivos, aqueles que têm audição prejudicada ou que podem recuperá-la por meio de próteses. “O surdo não é contemplado pela legenda, ele precisa da tradução em libras”, observa Rute. É opcional o uso de libras ou de legendas na propaganda eleitoral gratuita em televisão. Esse uso foi incluído em 2009 na Lei Federal 9.504/1997, que rege as eleições. Porém, o uso das libras ainda não é muito difundido entre os candidatos, segundo Rute.

Curso de Libras

A Escola do Legislativo promove, na Câmara de Vereadores, o Curso de Libras. A duração é de um ano e são duas turmas de 60 alunos por ano. As inscrições são realizadas entre fevereiro e março. Iniciado em 2011, o curso já formou 175 alunos, nos níveis básico e intermediário.

Visitas guiadas

As visitas guiadas para surdos podem ser agendadas com a Escola do Legislativo, pelo telefone 2101-3255.

Arquivo CVJ – Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário