Os vereadores mirins realizaram hoje a última sessão do ano. Com a última oportunidade para apresentar indicações, eles trouxeram ideias variadas que iam de reformas em escolas à criação de um Hospital Veterinário Público em Joinville. Ao todo, ao longo do ano, foram apresentadas 58 indicações, que foram aprovadas e discutidas nas sessões ordinárias. Na sessão de hoje, a indicação que pedia a criação do Hospital Veterinário Público na cidade, foi aprovada. Segundo o autor da indicação, o mirim Pedro Augusto Canteli, o Hospital Veterinário Público já é uma realidade em grandes cidades do país, como em Florianópolis, e ajuda animais de estimação de famílias de baixa renda que antes morriam por falta de tratamento veterinário gratuito.

Outra indicação aprovada foi da vereadora mirim Stephanie Pierre Dumke, que solicitou a pintura das faixas de pedestres da Rua Pastor Hans Muller. Segundo ela, as faixas estão com pinturas francas que podem não ser vistas por motoristas, impossibilitando a passagem dos alunos.

A sessão foi acompanhada no início pelo presidente da Câmara, João Carlos Gonçalves e pela vice-presidente, Pastora Léia, que discursaram sobre a experiência vivenciada pelos mirins. No final, foi a vez deles realizarem um discurso de encerramento. Segue abaixo na íntegra, o discurso final de duas mirins.

Gabriela Millnitz: “Esse ano para mim foi um ano de muitas vitórias e derrotas. Aqui com mo projeto Câmara Mirim todos nós pudemos ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o poder Legislativo e no futuro com certeza teremos uma opinião e uma visão diferenciada sobre a política. Talvez alguns de nós se tornem futuros vereadores, prefeitos, governadores ou até mesmo presidentes, e claro, todos seremos ótimos políticos. Sairemos daqui com muitas lembranças, amizades e ficaremos na esperança de ter a Joinville que desejamos.”

Luiza Farias: “O ano de 2014 foi importante pelo desafio de entrar na Câmara Mirim, no começo fiquei surpresa por não entendia o que iria acontecer. E assim iniciou a jornada de ser vereadora mirim, aulas de oratória com o professor Rogério, sessões ordinárias, viagens, Encontro Estadual de Vereadores Mirins em Florianópolis, tudo visando o meu aprendizado. Conheci novas pessoas, fiz novas amizades, tanto em Joinville como em Gaspar e em regiões de Santa Catarina. Tudo isso me fez amadurecer e ter um conhecimento mais amplo de todo o poder legislativo de Joinville. Agradeço primeiramente a Deus por ter me dado essa oportunidade, a meus familiares e também as pessoas que me acompanharam nesta jornada de ser uma vereadora mirim.”

Foto de Daniel Tonet

Deixe um comentário