Os vereadores mirins aprovaram hoje a indicação que pede a instalação de máquinas de reciclagem e/ou a criação de um programa de reciclagem com parceria público-privada. A autora da indicação, a vereadora mirim Nathaly Salomão, quer incentivar a reciclagem e as práticas de hábito sustentável para reduzir o volume de resíduos sólidos depositados na natureza e os problemas ambientais, sociais e econômicos.

A indicação da mirim surgiu após uma pesquisa sobre reciclagem. A máquina proposta pela vereadora é a chamada Máquina de Venda Reversa (RVM), onde o produtor da embalagem vai oferecer descontos ou pontos de fidelização para futuras compras a quem depositar recipientes recicláveis, como garrafas pet e latas de alumínio. Em São Paulo as máquinas já estão sendo instaladas na entrada dos estabelecimentos. “Aqui em Joinville as máquinas seriam instaladas em supermercados ou onde mais a marca da máquina é vendida”, conta a vereadora.

Foi aprovada ainda, na sessão de hoje, a moção da vereadora mirim Gabriela Millnitz, que apela ao secretário de Infraestrutura e Desenvolvimento de Joinville, que crie uma norma específica determinando que os terrenos sem edificações e os novos loteamentos a serem aprovados disponham de rede de ligação (espera) de água e esgoto em ambos os lados das ruas. O objetivo, segundo a vereadora mirim, é evitar posteriormente a abertura de valas ao longo das ruas para fins de ligação de água e esgoto, que causam danos à pavimentação já existente.

Outra moção aprovada foi a da vereadora mirim Nathaly Salomão, que apela ao reitor do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio (Inesa), Tarcísio Bratti, a instalação de armários no Colégio Santo Antônio para uso dos alunos.

Antes da sessão os vereadores acompanharam uma palestra sobre a Participação do Cidadão na Gestão Pública, do professor de história da Escola Básica Germano Timm e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Carlos Eloy Martins. A palestra também foi assistida por alunos do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), acompanhados pelo professor John Fortunato.  

Deixe um comentário