O serviço de ouvidoria da Câmara registrou 77 atendimentos, neste ano, até o mês passado. São pedidos de informação e reclamações variadas – do incômodo com a sujeira no quintal do vizinho ao produto da padaria que não tem etiqueta de preço. Para a relações-públicas da Câmara, Renata Santayana Conversani, que responde a todas as solicitações, isso mostra que é no Legislativo que o joinvilense pensa primeiro na hora de reclamar seus direitos. “É muito positivo as pessoas acreditarem que a Câmara pode resolver seus problemas”, diz.

Renata pondera que, no entanto, “é preocupante que as pessoas desconheçam as responsabilidades de cada um dos poderes”.

A maioria das solicitações são encaminhadas à Ouvidoria da Prefeitura, que prossegue o atendimento ao cidadão. As queixas mais específicas são enviadas aos órgãos responsáveis – como o Procon, no caso da padaria que não divulgava os preços.

Mas nem tudo que parece é realmente alheio à Câmara. Uma moradora que teve a casa incendiada e pediu à Câmara uma unidade do Corpo de Bombeiros, por exemplo, conseguiu uma moção do presidente João Carlos Gonçalves. O documento pediu instalação de unidade dos Bombeiros Voluntários no bairro dela.

Como ser ouvido

Pela internet, no site da Câmara, chega a maior parte das comunicações.  O endereço é www.cvj.sc.gov.br/ouvidoria. O contato pode ser feito ainda pelo telefone 0800 709 3311 (ligação gratuita) ou pessoalmente, das 13h às 19h.

As solicitações têm prazo máximo de 15 dias para serem respondias, mas o retorno é dado em menos de uma semana. (A taxa de retorno até julho é de 6,5 dias, em média). 

A média de dias para conclusão do atendimento, até julho, é de nove dias.

Para informações e reclamações como problemas na iluminação e pavimentação, comuns na ouvidoria da Câmara, a sugestão é procurar a ouvidoria da Prefeitura. O site é www.prefeituradigital.joinville.sc.gov.br. Pelo telefone, disque 156, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

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