Seis vereadores (João Carlos Gonçalves – presidente, Pastora Léia – vice-presidente, James Schroeder, Lioilson Corrêa, Manoel Bento e Rodrigo Fachini) participaram na manhã de hoje (27) da 4ª Caminhada da Acessibilidade, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comde).

Aproximadamente 60 pessoas participaram do ato, que contou também com a participação do presidente da CDL Joinville, Carlos Grendene; de engenheiros do IPPUJ e de representantes de outras instituições joinvilenses.

“Já foram feitas muitas melhorias em Joinville, porém os investimentos nesta área devem ser constantes quando se fala em acessibilidade”, comenta o presidente do Legislativo joinvilense, João Carlos Gonçalves. A vereadora Pastora Léia questiona se os projetos estão sendo pensados com a devida mobilidade.

A caminhada aconteceu no entorno do terminal Sul de Joinville e a intenção foi mostrar as dificuldades que os deficientes enfrentam no dia a dia, tanto nas calçadas como no acesso ao transporte público.

O presidente do Comde, Paulo Sérgio Suldóvski, ressalta que a caminhada foi muito importante para que as lideranças pudessem compreender as dificuldades enfrentadas pelos deficientes em seus deslocamentos.

 

Bus Alert

Na oportunidade, o Comde fez a demonstração do funcionamento de um aplicativo que vai ajudar cegos a pegar ônibus. Chamado de Bus Alert, o aplicativo auxilia deficientes visuais ao utilizarem o transporte coletivo municipal.

O equipamento possui navegação inteiramente por voz e um dos diferenciais é informações sobre linhas de ônibus, rotas, horários, estimativas de chegada e saída, aproximação e pontos percorridos.

De acordo com o presidente do Comde, Paulo Suldóvski, através deste sistema inovador, as atualizações ocorrem a cada 15 segundos. Ele explica que existem duas modalidades: uma instalada no veículo para uso do motorista e outra para uso individual. “De início, serão realizados testes com o Bus Alert em três ônibus da linha Norte-Sul, considerado o trecho mais utilizado por deficientes visuais.

Deixe um comentário