Os vereadores mirins de Joinville foram ontem a Gaspar, cidade vizinha a Blumenau, para conhecer o projeto Vereador Mirim do município. Os jovens acompanharam a sessão e depois passaram por um momento de integração com os mirins de Gaspar.

Estavam presentes, além dos mirins das duas cidades, o presidente da Câmara de Vereadores de Gaspar, Marcelo de Souza Brick, alunos e diretoras de escolas municipais de Gaspar e os coordenadores dos projetos de Joinville e Gaspar, José Carlos Spengler e Claudinei Dias, respectivamente. 

Os projetos

No projeto Câmara Mirim da Câmara de Vereadores de Joinville, alunos do 5º ao 7º ano de escolas públicas e particulares são eleitos vereadores mirins e podem propor projetos de lei, requerimentos, indicações e moções, da mesma forma que os vereadores fazem. Eles se reúnem nas comissões e em sessão ordinária na última segunda-feira de cada mês.

O programa da Câmara de Vereadores de Gaspar, denominado Vereador Mirim, funciona de forma semelhante. Lá os estudantes são do 6º ao 8º ano. Da mesma forma que em Joinville, eles propõem leis, indicações e moções e estão submetidos a um regimento interno. 

Cidadania e Interação

Para o presidente da Câmara de Gaspar, Marcelo Brick, o programa Vereador Mirim reforça a cidadania dos jovens e é muito importante que vereadores mirins de cidades diferentes se encontrem. “É uma troca de experiências importante para conhecer um pouco de uma outra realidade socioeconômica, política, a realidade de outra Câmara”, afirmou. 

Segundo o coordenador do projeto Vereador Mirim de Gaspar, José Carlos Spengler, os programas de vereadores mirins ajudam na formação da cidadania. “Se não tivermos uma base com boa formação, a gente não vai ter bons cidadãos no futuro. Hoje estamos carentes de questões de cidadania, é muito importante que tenhamos programas como esses”, afirmou. 

Para ele, com encontros de mirins de cidades diferentes, eles têm a oportunidade de ter olhares diferentes. “Eles começam a ampliar os horizontes. A criançada vive no mundo dela da escola, do programa Vereador Mirim daqui e dos problemas da cidade, mas quando outra cidade vem e eles interagem, começam a ver com outros olhares, visões diferentes”, disse. 

No dia 4 de setembro, os vereadores mirins de Joinville e de Gaspar vão participar do V Encontro Estadual de Vereadores Mirins, em Florianópolis. 

A Opinião dos Mirins 

A presidente mirim da Câmara Gaspar, Jenifer Alessandra Gervassi, afirmou que foi bom mostrar como funciona a Câmara de Gaspar para os vereadores mirins de Joinville. “Eu sei que aqui não é tão grande como lá, mas a gente se esforça para fazer um bom trabalho. É bom ver como eles são e como nós somos e constatar que, no fim, não somos muito diferentes”, disse.

O vereador mirim de Gaspar Celso Manuel Sobrinho também gostou da visita dos colegas de Joinville. “É legal conhecer vereadores mirins de outras cidades para trocar experiências e tornar as nossas sessões mais produtivas”, afirmou. 

Treinamento

Pela manhã, antes de acompanharem a sessão dos mirins de Gaspar, os jovens vereadores tiveram um treinamento em que o coordenador do programa, Claudinei Dias, fez uma explicação sobre o processo de desenvolvimento e votação de um projeto de lei. Os vereadores mirins de Joinville já apresentaram e aprovaram várias indicações, e devem até o final do ano apresentar projetos de lei.

Deixe um comentário