NOTA DE ESCLARECIMENTO enviada pelo IBAM:
NOTA SOBRE O CONCURSO DA CÂMARA DE VEREADORES DE JOINVILLE
O Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM, responsável pela execução do concurso público para a Câmara de Vereadores de Joinville, realizado no dia 19 de janeiro, vem, por meio da presente nota, expor sua posição a respeito das críticas que vêm sendo feitas sobre questões das provas de jornalismo e de relações públicas.
Antes, porém, deve-se registrar que o concurso correu normalmente, com 6.298 presentes, que concorreram a 47 vagas distribuídas entre 13 cargos, sem qualquer ocorrência que trouxesse prejuízos para os candidatos ou para a Câmara de Vereadores.
Os horários foram cumpridos rigorosamente, as salas estavam adequadas, os candidatos receberam as informações que solicitaram e as questões que surgiram de última hora receberam a devida atenção e solução.
Queremos lembrar também que os candidatos que se sentirem prejudicados por qualquer razão têm, na forma prevista no Edital, direito a recorrer nos prazos fixados, garantindose, portanto, a ampla defesa.
Quanto às denúncias de que questões de duas provas seriam cópias de outros concursos, estamos examinando caso a caso para verificar sua veracidade e tomar as medidas cabíveis.
Deve-se lembrar, ainda, que até o momento temos notícias vindas de jornais ou pela internet, porém não recebemos qualquer recurso oficial, o qual deverá ser fundamentado e, se for o caso, com provas que atestem a irregularidade reclamada.
Assim, faremos, no tempo próprio, em conjunto com a Câmara de Vereadores de Joinville, novo pronunciamento que demonstrará as providências que serão tomadas.
Rio de Janeiro, 21 de janeiro de 2014