NOTA OFICIAL

 

A Câmara de Vereadores de Joinville e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM vêm, pela presente, prestar esclarecimentos a respeito do concurso público realizado em 19 de janeiro para selecionar Servidores para o quadro permanente do Legislativo Municipal.

Reafirmamos que o concurso ocorreu sem contratempos, tendo os candidatos recebido todas as informações solicitadas e encontrado ambiente propício a esse tipo de atividade.

O comparecimento foi dentro do esperado e as poucas situações surgidas receberam a atenção devida e solução imediata.

Registre-se que a Câmara de Vereadores contratou o IBAM com fundamento na legislação pertinente, conforme se pode verificar no processo administrativo que guarda os documentos e despachos de praxe.

Por esse contrato, o IBAM, entre outras responsabilidades, comprometeu-se a providenciar a elaboração de questões inéditas para todos os cargos objeto do concurso e a tomar as medidas cabíveis para que o sigilo necessário fosse mantido até o término do certame.

No que respeita ao sigilo, podemos afirmar que não houve qualquer quebra, bem como qualquer situação que levantasse suspeitas.

Quanto ao ineditismo das questões, fomos informados, primeiro pelos jornais e pela internet, de que haveriam algumas semelhantes a de outros concursos. Foi feito exaustivo levantamento que comprovou similaridade de algumas questões da prova de conhecimentos específicos para o cargo de Jornalista e para o cargo de Relações-Públicas.

Cabe dizer que as bancas contratadas pelo IBAM firmam um termo de compromisso em que, entre outras coisas, se comprometem a elaborar questões inéditas, o que, nos casos ora mencionados, infelizmente não ocorreu.

Em vista do fato acima, os que esta assinam decidiram, com o objetivo de proteger os candidatos e permitir verdadeira avaliação de seus conhecimentos, anular essas duas provas, ou seja, as de conhecimento específico para o cargo de Jornalista e para o cargo de Relações-Públicas, que eram compostas de 20 questões para cada cargo. As demais questões dessas duas provas foram mantidas, já que não se verificou qualquer fato que pudesse provocar danos.

Os demais cargos não sofreram qualquer problema e as provas são mantidas, devendo os candidatos aguardar os trâmites necessários ao andamento das providências, tudo nos termos do Edital correspondente.

As decisões tomadas significam que será realizado novo concurso apenas para os dois cargos já citados e contendo questões somente sobre o tema conhecimento específico. Os programas são mantidos, assim como a bibliografia apontada e os demais critérios previstos no Edital.

Deve-se mencionar, ainda, que não houve nenhum recurso administrativo para a prova de conhecimentos específicos de Relações-Públicas que apontasse o dano aqui tratado. Mesmo assim, como ao fazer o exame dessas questões verificou-se a similaridade de algumas, as partes que firmam a presente decidiram anular a prova e proceder a novo momento seletivo.

As duas novas provas serão realizadas no dia 16 de março próximo, sendo que o local ou locais e o horário serão devidamente noticiados oportunamente.

A Câmara de Joinville e o IBAM desejam mostrar, mais uma vez, a sua preocupação com os direitos dos candidatos, o respeito à legislação e a consideração com a importância do processo seletivo para o aperfeiçoamento da Administração Pública em todas as suas vertentes.

 

Joinville, 23 de janeiro de 2014.

 

Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM

Câmara de Vereadores de Joinville

Deixe um comentário