Segundo cálculos de projeção realizados por estudos da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), e divulgados no Instituto de Diabetes de Joinville (IDJ), existem, no munício, cerca de 27 mil diabéticos. Segundo o IDJ, cerca de 70% da população de Joinville e região utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento médico, sendo disponibilizados para os diabéticos apenas um médico endocrinologista e duas endocrinologistas pediátricas.

Pensando nisso, o vereador Roberto Bisoni propôs o Projeto de Lei nº 105/2014, que dispõe sobre espaço físico para palestras e atendimento centralizado para consultas, tratamentos e prevenção da diabetes. O objetivo, segundo o parlamentar, é melhorar a educação para prevenção e o atendimento aos diabéticos, reduzindo as complicações agudas e crônicas e os custos para o sistema.

Se aprovado o projeto, o prefeito Udo Döhler, ficará com o dever de disponibilizar um espaço físico para palestras e atendimento centralizado. A medida visa atender os pacientes portadores de diabetes em um único espaço, concentrando todos os serviços; prevenção através de palestras regulares; consultas e tratamentos.

O Poder Executivo deverá tornar esta lei pública, se aprovada, por meio de cartazes em postos de saúde. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui. 

Deixe um comentário