Proprietários de alguns estabelecimentos situados na rua Visconde de Taunay, conhecida como Via Gastronômica, reuniram-se na tarde de hoje, na Câmara de Vereadores, com os representantes do ITTAN e do IPPUJ para reivindicar mudanças na rua. O motivo é que recentemente os órgãos da Prefeitura extinguiram as vagas de estacionamento para a instalação de uma ciclovia.

“Hoje, a Via Gastronômica virou lugar de ‘passagem’, pois os clientes não conseguem estacionar seus carros e, além disso, os veículos de carga e descarga não têm lugar destinado para este fim. Está bastante complicada a situação de todos na Via Gastronômica”, argumenta o sócio-proprietário do Grupo Zum Schlauch, Henrique Dalbosco.

Ele é um dos integrantes da Câmara Setorial de Gastronomia e Entretenimento da CDL Joinville, que está mobilizada em busca de soluções para este problema.

Ainda de acordo com Dalbosco, o movimento das casas caiu cerca de 20% depois da extinção das vagas de estacionamento. “Queremos participar das mudanças na cidade, pois geramos empregos e economia para a cidade”, argumenta ele.

Através da Moção 548/2013, o vereador João Carlos Gonçalves (presidente da Câmara) solicitou há poucas semanas à Prefeitura para que seja criada uma área de estacionamento rotativo, alternando a ciclovia às vagas na Rua Visconde de Taunay, entre as Ruas Henrique Meyer e Expedicionário Holz.

Na opinião do proprietário do Slice Pizza, Eduardo Wetzel, a rua está perdendo a característica principal de Via Gastronômica, um lugar de lazer, de circulação, de convivência. “Os clientes não param mais aqui, ou seja, passam direto por não ter mais onde estacionar”, avalia ele.

O empresário do Contêiner Rock Burger, Eder Cadorin, também expressou preocupação durante o encontro. “Sem dúvida nenhuma, com estas mudanças o funcionamento das casas fica bastante comprometido”, ressalta.

Conforme o gerente de Trânsito do ITTRAN, Samuel Luiz Bernardes Gomes, qualquer alteração no trânsito da Via Gastronômica será avaliada e discutida durante a reunião do Grupo Gestor de Mobilidade Urbana, marcada para esta sexta-feira (dia 20).

Deixe um comentário