Os vereadores de Joinville abordaram variados assuntos na sessão desta segunda-feira (25), mas os principais envolveram segurança no trânsito, em razão de casos recentes de morte por atropelamento e da falta de radares na cidade. Os parlamentares também elogiaram jovens do município que tiveram destaque recentemente. Confira um resumo de alguns pronunciamentos.

Pastor Ascendino Batista (PSD) apelou por penas mais severas para motoristas que dirigem alcoolizados. Ele destacou atropelamento na avenida Júpiter, no Jardim Paraíso, que resultou a morte de Lindacir Rodrigues, de 55 anos, e graves ferimentos em uma jovem de 25 anos. O motorista embriagado de 22 anos tentou fugir sem prestar auxílio, mas foi segurado por testemunhas até a chegada da polícia.

Também abordaram o tema Luiz Carlos Sales (PTB) e Henrique Deckmann (MDB). Sales, que tem longa trajetória na Pastoral da Sobriedade, órgão da Igreja Católica voltado à ações de prevenção às drogas em geral, lamentou que o álcool siga vitimando trabalhadores. Deckmann, que também atua no Jardim Paraíso, defendeu que a população denuncie pessoas que dirijem alcoolizadas e que a sociedade não “passe mais a mão na cabeça” dessas pessoas. O vereador também pediu a volta das blitze da lei seca.

Adilson Girardi (MDB) falou sobre a reativação de radares em Joinville, em especial nas proximidades de escolas. O vereador alega que os motoristas já não respeitam a velocidade mais baixa nessas localidades, gerando perigo para estudantes. Brandel Junior (Podemos) se uniu a Girardi para cobrar agilidade da Prefeitura na celebração de contrato para a implantação de radares.

Jovens em destaque

Os vereadores também reservaram tempo da palavra livre para aplaudir jovens de Joinville que estão em destaque no legislativo, no tênis e na ciência. Parte significativa do reconhecimento foi para a vereadora mirim Ana Carolina da Maia, estudante da Sociedade Educacional Santo Antônio, que defendeu e viu ser aprovada sua proposta de distribuição de absorventes íntimos para mulheres de baixa renda no âmbito do programa Câmara Mirim da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Ana Lucia Martins (PT), que apresentou um projeto de lei de objetivo similar para o âmbito municipal, afirmou que medidas como essas podem representar maior dignidade para mulheres e meninas. Além de Ana Lucia, também parabenizaram a aprovação do projeto em Brasília a vereadora Tânia Larson (PSL), à frente da Escola do Legislativo, e os vereadores Adilson Girardi (MDB), Cassiano Ucker (Cidadania), Luiz Carlos Sales (PTB), Pastor Ascendino Batista (PSD), Sidney Sabel (Democratas).

Além de Ana Carolina, outros jovens da cidade foram lembrados pelos vereadores. Sales recordou do tenista Pedro Boscardin, de 18 anos, natural da cidade, que conquistou um torneio internacional de tênis no domingo (24), sagrando-se o primeiro sul-americano a ganhar um título nessa idade.

Já o vereador Diego Machado (PSDB) recordou a medalha de ouro de Gabriella Santos Cardoso, do primeiro ano de ensino médio da Escola S, na Olimpíada Nacional de Ciências, promovida pelo Ministério das Ciências.

Outros temas

Kiko do Restaurante (PSD) apresentou imagens de uma projeção de como deve ficar uma UBSF a ser construída na região do Espinheiros a partir de emenda parlamentar do deputado Darci de Matos (PSD), sobre a qual conversou recentemente com o secretário municipal de saúde, Jean Rodrigues da Silva.

Tânia Larson (PSL) pediu providências para que seja controlada com maior rigor a venda de fogos de artifício. A parlamentar relatou que a soltura de fogos nas proximidades do Abrigo Animal resultou no susto de animais que acabaram se agredindo pelo estresse.

Cassiano Ucker (Cidadania) relatou que recebeu reclamações em relação à dificuldade de prestação de assistência religiosa no Hospital Municipal São José, e pediu que religiosos possam ter mais acesso, desde que sejam respeitados os protocolos sanitários contra covid-19.

Sidney Sabel (Democratas) apelou pela extensão do período de manutenção de túmulos até o próximo final de semana nos cemitérios de Pirabeiraba. O vereador mencionou que recebeu relatos de munícipes que estavam tendo dificuldades para a atividade por falta de água, bem como por outras situações de má conservação.

Líder do governo municipal na Câmara, Érico Vinicius (Novo) falou sobre o início da campanha Semana Lixo Zero em Joinville, e pediu que os cidadãos estejam atentos para participarem das atividades de limpeza. Algumas já foram realizadas nas zonas leste e sul de Joinville. Outro anúncio de Érico envolveu a retomada das obras de requalificação da XV de Novembro no bairro Glória, entre a Campos Salles e a BR-101, nesta segunda (25).