Vereadores da Comissão de Urbanismo ouviram nesta terça-feira (7) o diretor-executivo da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente (Sama), Luiz Anselmo Tourinho, que falou das ações planejadas para a causa animal neste ano. O pedido foi feito pela vereadora Tânia Larson (PSL), que dedica seu mandato à proteção dos animais.

Tourinho, todavia, admitiu que não teve tempo hábil para finalizar o planejamento. Prometeu, contudo, apresentá-lo assim que possível. A boa notícia que ele deu à vereadora Tânia foi o valor destinado à castração de animais domésticos em 2021, de R$ 1,6 milhão, portanto R$ 300 mil a mais que o disponibilizado em 2020.

Quanto à castração de animais cujos tutores são de baixa renda, Tourinho disse que o prazo para emitir as fichas que dão direito ao serviço é de até quatro dias. Por mês, a Sama distribui, em média, de 70 a 150 fichas.

Fila de espera

Hoje, Joinville tem três clínicas veterinárias conveniadas com a Prefeitura para a realização deste serviço. A previsão é que mais estabelecimentos sejam conveniados. Um processo de credenciamento está aberto. Tourinho afirma que há uma fila de espera de aproximadamente dois mil animais para serem castrados.

Sobre a microchipagem, Tourinho informou que cerca 1.100 animais domésticos foram microchipados neste ano. “Todos os animais atendidos pelo Centro de Bem-estar Animinal (CBEA) ou por ONGs ou clínicas conveniadas são obrigatoriamente identificados”, informou o diretor-executivo da Sama.

No planejamento que Tourinho deve apresentar, segundo informou na reunião, estarão previstas ações de mutirões nos bairros de Joinville para “microchipar” o maior número possível de animais.

O CBEA atende a animais em situação de rua, sem tutores, que estejam machucados, vulneráveis a maus-tratos ou que estão em lares temporários. Sobre fiscalização de maus-tratos, Luiz informou que toda equipe de obras e posturas da Sama está apta a atender as ocorrências e denúncias, sendo 10 fiscais com mais direcionamento.

Ouça o que a vereadora Tânia achou das explicações do diretor-executivo da Sama: