A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) designou nesta terça (13) o vereador Nado (Pros) para apresentar um parecer técnico sobre o Projeto de Lei nº 239/2023, que cria campanha contra fraudes e golpes praticados na internet.
De autoria do vereador Adilson Girardi (MDB), a proposta tem como objetivo orientar idosos, por meio de materiais educativos e preventivos.
“A ideia do projeto nasceu em virtude da grande quantidade de demandas que nós recebemos em nosso gabinete, principalmente de pessoas idosas, que caíram em algum tipo de golpe, seja no Facebook ou em algum tipo de site”, explica Girardi.
A frente educativa será focada nos riscos do acesso à internet e na compra de bens, produtos e serviços por meio do comércio virtual.
Já a frente preventiva, será voltada à orientação de como evitar golpes e fraudes na internet, além de ensinar como garantir a segurança do tráfego de dados.
A campanha será divulgada no Dia Mundial do Idoso, que é comemorado no dia 1º de outubro.
Entre os canais de divulgação devem estar locais e espaços públicos frequentados pelos idosos e veículos de comunicação e radiodifusão.
Ouça a reportagem