O público da audiência da Comissão de Urbanismo mostrou-se favorável à operação urbana consorciada que tornará possível a implantação do segundo acesso ao bairro Jardim Paraíso, na noite desta segunda-feira (15), na Escola Municipal na Escola Municipal Professor Sylvio Sniecikovski. 

Veja a apresentação do projeto.

O bairro, lar de cerca de 20 mil joinvilenses, tem apenas uma entrada e saída, pela estrada Timbé. O Projeto de Lei Complementar n° 50/2023, da Prefeitura, propõe uma nova avenida, de 1,5 km, entre as ruas Callisto e a estrada Timbé. Em troca da área de quase 400 mil metros quadrados onde a avenida será construída, ao custo máximo de R$ 6,7 milhões – dinheiro todo privado – o dono do terreno terá o direito de fazer loteamentos – daí o termo “operação urbana consorciada”.

Projeto da avenida/Print da apresentação da Comissão de Urbanismo/CVJ

“Além da abertura da via, vai permitir que a Prefeitura construa equipamentos públicos e haverá espaço para áreas verdes”, explicou o presidente da comissão, vereador Wilian Tonezi (PL). Segundo o parlamentar, 56% da área será de loteamento. O lote mínimo terá 300 metros quadrados. 

Para sair do papel, o segundo acesso depende da aprovação de outra proposta, contida no Projeto de Lei Complementar 49/2023, que torna urbana a área do bairro que receberá a operação consorciada. O PLC passou por audiência pública no último dia 10.

Audiência Pública Urbanismo/ Mauro Schlieck/CVJ

Para o morador do Jardim Paraíso Ademir Santos haverá valorização dos imóveis e um alívio no trânsito. “Todo dia depois das 18h30 é um transtorno”, reclamou sobre o tráfego. 

Rolf Otto afirmou que o segundo acesso é uma conquista do bairro que facilitará o acesso ao Hospital Bethesda, em Pirabeiraba. 

Na opinião do líder comunitário Jean Tomazi, o novo acesso é uma “questão social”, já que vai ajudar a população dos outros bairros a entender melhor as dificuldades dos moradores do Paraíso, que enfrentam preconceito pela fama de violento do lugar. “Não entendem a nossa dificuldade de entrar e sair, de conseguir emprego porque moramos longe”, disse Tomazi.

Vereadores na audiência pública no Paraíso/Mauro Schlieck/CVJ

Integração

Morador do bairro, o vereador Henrique Deckmann (MDB) acredita que o acesso representa a “integração” do Jardim Paraíso. Ele relembrou todas as tentativas de construí-lo, até a chegada da ideia da operação urbana consorciada, que deve ser a terceira de Joinville.

Também morador do Paraíso, o vereador Pastor Ascendino Batista (PSD) disse ter o segundo acesso como uma de suas bandeiras e que a nova via “vai mudar muito o bairro”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui