A medalha de mérito Antônia Alpaídes foi entregue na última segunda (20), em sessão solene na CVJ. Foram 9 homenageados por trabalhos realizados em defesa da população negra.

A medalha é entregue anualmente.

Confira a lista de cada homenageado e os respectivos vereadores que fizeram a indicação.

Ana Paula Nunes Chaves

Indicada pela vereadora Ana Lucia Martins (PT)

Ana Paula Nunes Chaves é joinvilense, advogada, palestrante e ativista social pelas questões raciais e de gênero. É pós-graduada em direito penal pela escola do Ministério Público em SC e em direito digital pela Abradi. Já fez parte do conselho municipal dos direitos da mulher de Joinville, do conselho municipal de promoção da igualdade racial, da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, dente outros grupos.

Ana Paula Chaves e a vereadora Ana Lucia/ Mauro Schlieck/CVJ

Adilson Macário de Oliveira Júnior

Indicado pelo vereador Ascendino Batista (PSD)

Adilson é advogado, empresário, consultor e articulador de gestão e negócios. Por mais de 30 anos atuou na área de segurança pública como agente da polícia civil. Macário, como é chamado, exerce trabalho voluntário ao longo dos anos, sempre ajudando pessoas e entidades necessitadas. Promove ações como o “Domingo de Sol”, em que prepara e distribui almoço para pessoas em situação de rua de Joinville.

Adilson Macário e vereador Ascendino/ Mauro Schlieck/CVJ

Fernando Alves Santa Clara

Indicado pelo vereador Brandel Junior (Podemos)

Fernandinho deixou sua marca no mundo do futebol, começando a carreira no Vitória da Bahia, passando por times como Porto, Cruzeiro, Atlético Mineiro e Joinville. Na cidade, fundou o Instituto Desportivo Fernandinho 6, que tem a missão de democratizar o acesso às práticas esportivas, educação, cultura, saúde e bem estar para crianças em vulnerabilidade social.

Fernando Alves e vereador Brandel Junior/ Mauro Schlieck/CVJ

Projeto Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão Caminho Curto

Indicado pelo vereador Diego Machado (PSDB)

O projeto Caminho Curto surgiu em 2018 e desde então promove ações integradas de vivência em ensino, pesquisa e extensão com a comunidade quilombola Beco do Caminho Curto, na zona norte de Joinville. O projeto desenvolve, com apoio de estudantes e professores, atividades que envolvem saúde, direito, história, cidadania, justiça social, direitos humanos, entre outros.

Integrantes do projeto Caminho Curto e vereador Diego Machado / Mauro Schlieck/CVJ

Paulo Sérgio

Indicado pelo vereador Henrique Deckmann (MDB)

Paulo Sérgio é filho caçula de uma família de 10 irmãos. Desde criança trabalhou como engraxate para ajudar nas despesas de casa. Paulo se apaixonou por Judô quando participou de um projeto social na extinta Fucabem, desde então seguiu firme na prática esportiva, conquistando títulos nacionais e internacionais. Abriu sua própria academia de Judô, onde atendeu diversas crianças e adolescentes de forma gratuita ou com bolsas de desconto. Hoje em dia ele gerencia o Instituto de Saúde e Bem-estar, onde oferece aulas de judô e exercícios funcionais de forma totalmente gratuita, atendendo aproximadamente 400 jovens joinvilenses.

Paulo Sérgio e vereador Henrique Deckmann/ Mauro Schlieck/CVJ

Nara Rúbia Corrêa da Cruz

Indicada pelo vereador Lucas Souza (PDT)

Nara Rúbia sempre foi voluntária em causas sociais e participou de entidades voltadas ao voluntariado, como o programa de entregas de bilhetes vale leite para famílias carentes. Atuou também na federação de deficientes visuais. Nara é cozinheira profissional e fez da profissão uma ferramenta para ajudar as pessoas em situação de rua, abrindo sua própria casa para alimentar aqueles que não tem onde morar. Hoje ela está à frente de uma unidade da Igreja Brasil para Cristo, pastoreando no bairro Ulysses Guimarães.

Nara Rúbia e vereador Lucas Souza/ Mauro Schlieck/CVJ

Gabriela Queiroz

Indicada pelo vereador Sales (PTB)

Gabriela Queiroz nasceu em São Paulo e se mudou para Joinville ainda criança. Se formou em direito e passou na OAB na primeira tentativa. Se especializou na área de diversidade e inclusão na tentativa de construir uma sociedade mais justa, igualitária e próspera. Além de advogada, atua em consultoria para empresas e é responsável pela diversidade e inclusão do grupo Orbenk, com foco em oportunizar pessoas de grupos minoritários, especialmente pessoas pretas e com deficiência.

Gabriela e vereador Sales/ Mauro Schlieck/CVJ

Jurandir Batista

Indicado pela vereadora Tânia Larson (União)

Jurandir, conhecido como Jura, trabalha há nove anos na empresa Ambiental, demonstrando capricho e dedicação em suas atividades. Sempre é educado e disposto a ajudar os novos funcionários e colegas de trabalho. Se preocupa constantemente que o trabalho seja bem feito, ajudando o meio ambiente e a limpeza de Joinville.

Jurandir e vereadora Tânia Larso/ Mauro Schlieck/CVJ

Nelson de Oliveira e Silva

Indicado pelo vereador Wilian Tonezi (Patriota)

Nelson de Oliveira, também conhecido como Nelson do Tático, ingressou na polícia militar em 1984. Depois de concluir o curso de soldado, foi transferido para o grupamento de busca e salvamento dos bombeiros militares. Fez parte do primeiro pelotão de choque, grupo de operações especiais e grupo de resposta tática. Atualmente serve no pelotão de patrulhamento tático. Nelson se destacou em ocorrências de assalto a banco, carro forte, assalto com reféns e sequestros.

Nelson e vereador Wilian Tonezi/ Mauro Schlieck/CVJ