A ex-atleta e ex-treinadora de basquete Rose Helene Alfarth recebeu o título de Cidadã Honorária de Joinville na noite da última sexta-feira (20), no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville. A sessão foi presidida pelo vereador Érico Vinicius (Novo).
Cassiano Ucker (Cidadania), proponente da honraria, disse que escolheu homenageá-la por sua trajetória de 45 anos dedicada ao esporte, 37 deles em Joinville, deixando grande legado para a história esportiva da cidade.
Rose Helene Alfarth, uma das precursoras do basquete feminino em Santa Catarina, nasceu em Blumenau em 24 de março de 1961. Quando os primeiros Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) foram disputados, em 1977, Rose Helene Alfarth estava lá. A equipe na qual Rose Helene jogava trouxe seis títulos do Jasc para Joinville e conquistou outras seis edições por Blumenau.
Como atleta, foi a primeira catarinense convocada para a Seleção Brasileira, mas acabou não entrando em quadra em virtude de um problema de saúde da mãe. Foi a primeira catarinense a jogar em Piracicaba, junto com “Magic Paula”, por quem até hoje nutre amizade e admiração.
Após uma lesão, Rose Helene parou de jogar e passou a comandar as atletas do banco. Como técnica, atuou pela Associação de Basquete Feminino Joinville e Clube Escolar Bom Jesus. Destaque para o título de Campeã Brasileira Infanto-Juvenil Feminino.
Rose Helene destacou as lutas ao longo da sua trajetória. Para ela, ser lembrada após a aposentadoria, em 2014, é uma prova de que seu trabalho deixou marcas, sobretudo nas ex-atletas e também nas famílias. A ex-treinadora pede mais incentivo não só para o basquete feminino de Joinville, mas para todas as modalidades, pelo papel fundamental que o esporte tem na formação cidadã.