A Comissão de Saúde aprovou nesta quarta-feira (30) o projeto de Brandel Jr. (Podemos) que cria a Semana Municipal de Conscientização e Orientação sobre a Síndrome de Rett, na segunda semana de outubro.

Segundo o autor do PL nº 108/2023, não se trata apenas de ter uma semana por ter, mas de conscientizar e preparar servidores da educação e da saúde para atender a essa população. Ele foi alertado sobre essa necessidade por pais de crianças com a síndrome.

A Síndrome de Rett é uma desordem neurológica de origem genética decorrente de mutações do gene MecP2, que atinge em sua maioria mulheres.

Depois de uma gravidez normal e sem nenhum tipo de complicação, as crianças com Síndrome de Rett se desenvolvem de forma aparentemente normal durante os primeiros meses de vida, e só então surgem os sintomas mais evidentes.

A síndrome genética compromete progressivamente as funções motoras e intelectuais, e provoca distúrbios de comportamento e dependência.

Os sinais presentes nos casos de Síndrome de Rett estão relacionados com a desaceleração do crescimento do crânio e a perda da fala e das habilidades motoras.