Os vereadores da Comissão de Cidadania receberam nesta segunda-feira (22) profissionais de comunicação da Prefeitura para esclarecimentos sobre as dificuldades dos munícipes em contatar a ouvidoria. O vereador Pastor Ascendino Batista (PSD), presidente da comissão, disse que o contato por meio do número 156 não tem funcionado. “A população reclama muito, nós ligamos e não conseguimos falar com ninguém”.

O secretário municipal de Comunicação, Thiago Boeing, comentou que a ouvidoria é o principal canal de comunicação entre população e Prefeitura. Ele reforçou que a demanda por meio de ligação telefônica é baixa e não tão efetiva, principalmente porque o meio não dá a possibilidade de anexar fotos, documentos ou outras informações.

Hoje a ouvidoria conta com 11 servidores concursados e uma coordenadora, informou Boeing. São três canais de atendimento: por ligação telefônica, no número 156; presencialmente, na Secretaria de Comunicação; e pelo site, por meio de formulário eletrônico.

O servidor comentou, ainda, que, por meio do monitoramento e análise dos dados, a ouvidoria conseguiu melhorar a qualidade dos atendimentos. No primeiro semestre de 2022, o órgão registrou 33 mil manifestações. O tempo médio de resposta atual é de 25 dias a partir do envio da queixa pelo munícipe, cerca de 15 dias a menos do que a média de 2021.

Os vereadores questionaram a possibilidade de incluir a ouvidoria no WhatsApp, como ocorre em municípios próximos. Isso ampliaria o contato entre as partes, por ser de fácil acesso, na visão deles.

Thiago Boeing disse, contudo, que a sua pasta pesquisou em outras prefeituras e constatou que muitas retrocederam na ideia do WhatsApp. Ele comentou que já existe plano para incluir a ouvidoria no aplicativo Joinville Fácil. Pontuou também outras melhorias em desenvolvimento, como a criação de uma resposta automática para as ligações e a opção de denúncia anônima.

O vereador Brandel Junior (Podemos) comentou que muitos cidadãos ainda não estão digitalizados ou têm dificuldades em escrever, o que torna o aplicativo não tão viável, na opinião do vereador. Neste caso, a ligação seria o contato mais efetivo, sugeriu Brandel.

Por isso, propõe que o número 156 funcione em dois turnos, para ampliar o atendimento e contemplar todo o horário comercial. Hoje o cidadão pode registrar sua queixa das 8h às 14h. O Pastor Ascendino Batista disse, por sua vez, que a comissão vai preparar uma moção para que a Prefeitura realize essa ampliação.

O secretário Comunicação finalizou, dizendo que a ampliação é possível e que a Prefeitura vai trabalhar para resolver as demandas apresentadas durante a reunião.

Transporte marítimo

Antes das discussões sobre a ouvidoria, os vereadores de Cidadania aprovaram parecer favorável ao Projeto de Lei Ordinária nº 88/2022. O texto estabelece a isenção do pagamento da tarifa de meios de transporte fluvial, lacustre ou marítimo para pessoas com deficiência diagnosticada e acompanhantes legais.

Em parecer, o o relator do projeto, vereador Sales (PTB), destacou que muitas pessoas com deficiência, usuários da balsa e do ferry boat, têm enfrentado dificuldades na travessia. E acrescentou que “as empresas vêm cobrando a tarifa, mostrando não conhecer o projeto de lei estadual que garante a gratuidade do transporte a estas pessoas”.

Pastor Ascendino Batista requereu prioridade de votação desse projeto na sessão ordinária desta segunda-feira.