Os vereadores aprovaram, nesta terça-feira (18), um pedido de informação solicitando esclarecimentos à Prefeitura sobre a interrupção do fornecimento de insulina pela Farmácia Escola. A interrupção do fornecimento da insulina análoga de ação rápida “glulisina” ocorreu do dia 4 ao dia 11 de janeiro.

Segundo a Farmácia Escola, um lote teve que ser descartado, após uma interrupção no fornecimento de energia. O medicamento deve ser mantido sob refrigeração. Na falta dela, deve ser descartado, conforme determina o fabricante.

Intermitência na distribuição de insulina já vem de 2021

O vereador Cassiano Ucker (Cidadania), autor do pedido de informação, lembrou que os diabéticos já vêm sofrendo com a falta de insulina análoga de ação lenta há quase um ano.

Segundo explicou Ucker, que é médico na rede pública municipal, em geral, o tratamento é feito com a combinação de duas insulinas chamadas análogas, uma de ação rápida e outra de ação lenta.

Como a de ação lenta já não está sendo entregue, as famílias de diabéticos já estavam sofrendo, alegou o vereador. “Tivemos ainda mais esse impasse agora no início do ano, o que é inadmissível”, advertiu.

Ucker lembrou que a Farmácia Escola armazena outras medicações de alto custo que necessitam de refrigeração. A Prefeitura, no entendimento dele, deveria ter um plano de ação para que situações como essa não ocorram novamente.

Para o vereador, o prejuízo é de todos os contribuintes.