Em comemoração aos 10 anos da criação da Escola do Legislativo (EL) Vereadora Ana Rita Negrini Hermes, os vereadores abriram espaço na sessão ordinária desta terça-feira (10) para uma homenagem ao programa institucional da CVJ. Com atividades iniciadas em 2011, a EL tem como objetivos oferecer suporte para capacitação de servidores e vereadores e, por meio de programas de educação política, aproximar o Poder Legislativo da sociedade.
Entre os projetos controlados pela escola, que trabalham a integração do Poder Legislativo com a sociedade, estão o Prêmio Jovem Autor, o Conhecendo o Legislativo, o Legislativo Vai à Escola e a Câmara Mirim. Todos os programas inserem alunos de escolas joinvilenses em atividades relacionadas a temas políticos.
Presidente da EL, Tânia Larson (PSL) parabenizou a equipe de servidores que coordenam o programa, que classificou como referência para outras câmaras de Santa Catarina. Tânia também destacou que, desde junho, a EL passou a ter a denominação de “Escola do Legislativo Vereadora Ana Rita Negrini Hermes”, em homenagem à ex-vereadora da 18ª legislatura, que morreu no dia 9 de fevereiro desse ano, vítima de câncer. A denominação partiu de um projeto, de autoria de Cassiano Ucker (Cidadania), que foi aprovado por todos os vereadores.
A presidente da Câmara Mirim, Danúbia Pereira do Carmo, participou da sessão como convidada e recebeu espaço na tribuna para discursar sobre o aniversário da escola. A jovem parlamentar destacou que as ações dela representam “expressiva contribuição do Legislativo para fortalecer a democracia, dando voz a milhares de joinvileses”.
As parabenizações fizeram parte dos discursos de todas as bancadas na palavra livre. Pelo PDT, Lucas Souza, primeiro ex-vereador mirim que foi eleito vereador por Joinville, ressaltou os sentimentos de alegria e orgulho por ter feito parte da Câmara Mirim. Lucas afirmou que a experiência no projeto da Escola do Legislativo fez muita diferença na vida dele.