Uma webrádio com programação musical 24h pode ser feita por uma escola e tendo alguns programas conduzidos pelos próprios alunos? Uma iniciativa desenvolvida na Escola Municipal Professora Lacy Luiza da Cruz Flores, do bairro Itinga, mostra que sim. O projeto Rádio Metropolitana Joinville completou um ano em 13 de julho e o professor de matemática Alberto Silvestre da Silva Neto usou o espaço da Tribuna Livre na sessão desta quarta-feira (21) para apresentar o projeto aos vereadores.

O nome “metropolitana”, explicou Alberto, tem como motivo o fato de a escola se localizar em um ponto de contato entre Joinville e Araquari, mas aponta também a ambição de alcançar cidades como Barra Velha, Balneário Barra do Sul e São Francisco do Sul.

Além da Lacy Flores, Alberto disse que há outras unidades educacionais que participam do projeto, como a EEB Alícia Bittencourt Ferreira, do Profipo, a EEB Doutor Jorge Lacerda, do Guanabara, o CEI Amigos da Natureza, do Saguaçu, e o Colégio Francisquense, de São Francisco do Sul.

Eventualmente, explicou o professor, entram na programação da webrádio, podcasts e programas educacionais selecionados sobre história, saúde e educação, entre outros temas. A webrádio possui um site, mas também pode ser acompanhada por meio de aplicativo. No site, aliás, existem artigos produzidos pelos professores e alunos envolvidos no projeto.

Um projeto que surgiu em paralelo é o da Rádio Escola Lacy Flores ou, simplesmente, Rádio Lacy. Esse é promovido por meio de uma programação ao vivo que tem como objetivo dar aos alunos autonomia para atuarem como locutores, roteiristas e divulgadores. E o primeiro programa do projeto é o Falando Nisso, que abarca temas variados que vão de política a videogames e fofocas de famosos, que já teve como entrevistados os vereadores Alisson (Novo), Brandel Junior (Podemos) e o prefeito Adriano Bornschein Silva (Novo).

Na ocasião, Alberto convidou os demais vereadores a participarem dando entrevistas aos alunos. Dois deles tiveram oportunidade de falar na Tribuna Livre. Um deles foi o estudante Luís Carlos Martins Junior, de 15 anos, que atua no Falando Nisso no bloco de política, destacando sua visão em favor do liberalismo e sua vontade de diálogo com os jovens.

A outra estudante a falar na Tribuna foi Maria Carolina Tavares, de 14 anos, que se apresentou como diretora da rádio e do programa. Maria Carolina destacou a importância da rádio para superar a timidez. “A rádio plantou em mim a sementinha da comunicação”, afirmou.

Entre os vereadores, Maurício Peixer (PL) e Diego Machado (PSDB) viram com entusiasmo a iniciativa, e comentaram sobre sua trajetória como radialistas. Alisson (Novo), um dos entrevistados pelos estudantes da Lacy Flores, recomendou aos demais parlamentares que fossem preparados porque “eles são ácidos, eles são polêmicos”. Mas destacou que saiu “energizado e com muita garra para continuar em frente”.

Lucas Souza (PDT) destacou gostar do nome da rádio, Metropolitana, e aproveitou para destacar que a integração regional entre Joinville e Araquari por meio da efetivação da região Metropolitana de Joinville está mais próxima de ocorrer na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Lucas presidiu a Comissão Especial que sugeriu emenda ao projeto de tramitação que tramita na Alesc, atualmente sob análise da Comissão de Finanças e Tributação.

Tribuna Livre

Tribuna Livre é um espaço de 20 minutos no começo das sessões ordinárias das quartas-feiras, que é aberto a entidades legalmente constituídas. A cada sessão, até duas entidades podem se apresentar pelo tempo de 10 minutos cada uma. Saiba mais sobre como participar.