Os vereadores da Comissão de Urbanismo iniciaram nesta segunda-feira (25) uma série de visitas aos reservatórios de água da Companhia Águas de Joinville. O objetivo deles é verificar as condições estruturais e de segurança desses equipamentos.
A iniciativa, proposta pelo presidente do colegiado, Wilian Tonezi (Patriota), surgiu após o rompimento de um reservatório da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan) no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, no último dia 6. Tonezi explica que as vistorias têm caráter preventivo, já que os reservatórios joinvilenses, de um modo geral, estão seguros.
Nesta manhã, ele e os vereadores Adilson Girardi (MDB) e Neto Petters (Novo) fiscalizaram os equipamentos localizados atrás da Casa Krüger, em Pirabeiraba, na Estrada Blumenau, que fica na zona rural da Vila Nova, e na rua Tupy, que fica no bairro São Marcos. Na quarta-feira (27), eles devem fiscalizar mais três reservatórios nos bairros América, Glória e Boa Vista. Uma segunda rodada de vistorias em outros bairros está agendada para a primeira quinzena de outubro.
De acordo com a equipe técnica da Companhia Águas de Joinville que acompanhou os vereadores nesta manhã, a concessionária contratou em 2021 uma empresa especializada para uma análise minuciosa em cada um dos 13 reservatórios. O relatório de 1.270 páginas da empresa apontou em julho daquele ano que 12 estavam em boas condições, requerendo apenas manutenções preventivas. Um equipamento requeria reparos preventivos e corretivos, que iniciaram em 2022 e estão prestes a serem concluídos.
Segundo Tonezi, ainda que nove dos treze reservatórios da Águas de Joinville sejam herança do tempo em que a Casan operava na cidade, os joinvilenses não precisam se preocupar neste momento com acidentes como o que ocorreu em Florianópolis recentemente. “Viemos conferir de perto tudo o que o Águas de Joinville já nos mostrou no papel e vamos continuar monitorando essas estruturas a longo prazo, com esse trabalho de fiscalização que estamos iniciando hoje”, disse Tonezi, que é engenheiro civil.