Você que está chegando agora à discussão da LOT, tem que saber o que são faixas viárias. Elas coincidem com as avenidas e ruas principais da cidade, por onde, geralmente, passam os ônibus.

Elas poderão ter os prédios mais altos e ganhar usos como comércio e serviços. A polêmica mora aí. Nem todo mundo quer mudanças na vizinhança. Há quem tenha comprado terrenos, pensando em construir 8 andares, e, com a aprovação da LOT, só poderá construir 6, por exemplo, dependendo do bairro (tudo na LOT depende).

Por isso, essas faixas viárias (hoje chamadas de ZCDs ou Zonas de Corredor Diversificado, conforme a Lei de Uso e Ocupação do Solo) serão debatidas entre técnicos e vereadores, como foi na reunião de hoje, pela manhã.

O que está em debate exatamente?

Segundo Gilberto Lessa, da Fundação Ippuj, estão no foco dos debates: 1) a abrangência das faixas; 2) o tamanho do terreno por onde elas passam; 3) quais vias passarão por mudanças.

O texto atual do projeto LOT propõe a abrangência da faixa viária em 100m para cada lado do eixo da via. O regime urbanístico definido para elas é, em geral, o mesmo das áreas urbanas de adensamento prioritário. Veja quais são neste mapa. São as ruas margeadas de amarelo.

Texto: Jornalismo CVJ, por Carlos Henrique Braga / Revisão e edição: Sidney Azevedo

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