A Palavra Livre da sessão desta segunda-feira (30), momento em que os vereadores falam em tempo determinado de acordo com a representação partidária, foi dominada por temas da área da saúde. Também houve críticas a mudanças no trânsito na avenida Marquês de Olinda. Veja o resumo do que disseram os vereadores, por ordem das falas na tribuna.

Sidney Sabel (DEM) disse que levou demandas ao deputado federal Rodrigo Coelho e foi muito bem recebido. Coelho, disse Sabel, foi considerado o melhor deputado de SC, no Ranking dos Partidos, e sexto do país, e que isso é um orgulho muito grande para o joinvilense.

Mauricinho Soares (MDB) rebateu críticas à sua última viagem a Brasília e disse que nunca criticou vereador na tribuna, só fala de seu trabalho. Comentou ter conseguido emendas de deputados federais para construção de 4 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Alisson Julio (Novo) também falou que Rodrigo Coelho é o sexto melhor deputado no ranking dos políticos. Disse também que o Novo é o melhor partido no Ranking dos Partidos, e que seu partido luta pela eficiência e pela desburocratização, além de ter responsabilidade com o dinheiro do pagador de impostos.

Neto (Novo) falou sobre uma conversa a respeito de aluguéis com a prefeitura e que busca diminuir o valor dos aluguéis e investir o dinheiro em outras coisas mais importantes. Em 2019, ele disse, a Prefeitura gastou R$ 9 milhões em aluguéis. Petters também falou que a Prefeitura tem cerca de 2 mil imóveis, e que é necessário vender e alugar boa parte, para que eles deixem de ser gastos e se tornem renda.

Wilian Tonezi (Patriota) contou que foi criticado na internet porque falou que as vacinas não têm comprovação científica, mas que, até agora, não tinha recebido tal comprovação. Ele desafiou espectadores a apresentar a comprovação científica em seu gabinete. Disse ainda que só tomará vacina quando tiver comprovação da ciência.

Lucas Souza (PDT) lamentou as últimas mudanças de trânsito na avenida Marquês de Olinda. Ele disse que o trânsito tem impacto social e que uma das mais movimentadas avenidas da cidade não é lugar de fazer testes.

Maurício Peixer (PL) disse que falaria na Ajorpeme ainda hoje e que espera que a Câmara seja um exemplo para a cidade. Pediu que os vereadores evitassem ataques pessoais na tribuna e que a Câmara tem que dar exemplo. Falou ainda que a comunidade tem de ser ouvida nas mudanças de trânsito.

Brandel Junior (Podemos) disse que os vereadores foram eleitos para resolver, não para discutir ideologia e buscar protagonismo. O Executivo deve trabalhar junto, senão nada muda. Propôs fiscalizações, como na saúde e na educação.

Kiko do Restaurante (PSD) disse que fez movimento no gabinete para regularizar imóveis no bairro Espinheiros. Haverá audiência pública para buscar regularização no bairro, onde pessoas compraram imóveis com empresa privada.

Pastor Ascendino Batista (PSD) também falou sobre a saúde. Disse acreditar que o prefeito não está ciente de tudo e que, no Hospital Municipal São José, há uma máquina estragada de radioterapia. Disse que um idoso foi encaminhado para a radioterapia, com câncer na garganta, mas Secretaria de Saúde disse que não há previsão de conserto.

Diego Machado (PSDB) defendeu-se de críticas na tribuna.

Tânia Larson (PSL) falou que o Setembro Amarelo conscientizará para a prevenção ao suicídio. Uma campanha da Escola do Legislativo, da qual é presidente, fará campanha pela saúde mental com eventos, como palestra e oficina, e sessão especial da Câmara Mirim.

Ana Lucia Martins (PT) falou de problemas na saúde, que tem recebido reclamações de várias regiões da cidade, como falta de médicos e de servidores. Falou ainda sobre a fome e a pobreza em Joinville, repercutindo um caso relatado nas redes sociais de uma criança que se negava a comer por causa do preço dos alimentos. Apoia renda emergencial para 20 mil famílias nessa situação.

Sales (PTB) disse que todas as falas dos vereadores devem ser respeitadas e que julgamentos devem ser deixados para os eleitores. Propôs uma reunião interna para tratar de desavenças. Disse que ontem foi dia do combate ao tabaco, que prejudica muito as pessoas.

Cassiano Ucker (Cidadania) disse considerar importante trabalhar a informação em saúde. Hoje é dia de prevenção a acidentes de crianças e adolescentes e convidou para “live” com especialista abordando a questão. Sobre a saúde pública, disse que é entusiasta das vacinas. Falou que já foram vacinados mais de 60 milhões de brasileiros e que há comprovação científica na redução do número de mortes.