Apesar de o projeto da LOT ter só 14 emendas oficiais, sugestões para o projeto chegam de todos os lados. O Sindicato dos Condomínios e das Imobiliárias, o Secovi, propôs 15 alterações à Comissão de Legislação. O blog conversou com o presidente, Laureano, e com o técnico Ariel, antes da reunião técnica de hoje.
Eles querem, entre outras coisas, revisar o gabarito – elevando a altura dos prédios de 45 para 60 metros, na região central e colocar mais gente para morar nessas áreas (onde há 10 famílias, poderia haver 30, disse Laureano).
O presidente do Secovi acha que a cidade está “engessada, travada, parada” e perdendo oportunidades de negócios. “Tem que desengessar Joinville. (…) As empresas deixam de abrir aqui e vão pra Araquari, Guaramirim”.
Por isso, Laureano aposta em mudanças no uso e ocupação do solo. Segundo ele, a atual lei autoriza abertura de uma padaria no Saguaçu, por exemplo, mas impede que a empresa fabrique o pão. Se acontece, é porque a fiscalização deixa passar.
Contra
Na reunião, o vereador Maurício Peixer (PR), que preside a Comissão de Legislação, disse que foi procurado por moradores que não querem elevação da altura dos prédios. Ele disse também que, no entanto, há outros que querem. O debate está aberto.
Texto: Jornalismo CVJ, por Carlos Henrique Braga