A Câmara Mirim empossou 19 vereadores e vereadoras mirins na tarde desta quinta-feira (21), no plenário da CVJ. A sessão solene foi presidida e secretariada pelos jovens parlamentares Maria Clara Paz Stedille e Vinícius Kauan Calsavara, respectivamente.

Veja as fotos da posse.

A mesa foi composta ainda pelos vereadores Diego Machado (PSDB), presidente da Câmara, e Érico Vinícius (Novo), que preside a Escola do Legislativo e é vice-presidente da CVJ.

“Quando me propus a ser uma vereadora mirim, já sabia que teria muita responsabilidade”, discursou Maria Clara, “naquele momento, assumi um compromisso muito sério com a minha escola e a minha comunidade”.

Secretário da sessão solene, Vinícius afirmou que “para mim, para minha escola, e para meu bairro, é um motivo de honra estar aqui hoje”.

O presidente da Escola do Legislativo, Érico Vinicius, disse ter ficado impressionado com os discursos da posse. “Esse é um dos objetivos desse projeto, fazer com que as pessoas saibam que a Câmara não é uma coisa distante”, disse. Ele comentou ainda que, a partir deste ano, a Câmara Mirim terá 19 suplentes, além de dez conselheiros que já foram vereadores mirins.

Sessão de posse dos mirins/Mauro Schlieck/CVJ

“Quero cumprimentar esses vereadores mirins que estão aqui por esse ato de coragem”, discursou o presidente Diego Machado, “não é fácil se colocar na vitrine, nós sabemos o que é estar à disposição da sociedade e ser cobrado todos os dias”. Ele saudou os professores e gestores de escolas pelo trabalho e comentou que pelo menos cinco mirins vão a Brasília este ano para conhecer a cidade e o Congresso Nacional, como aconteceu no ano passado.

Após a assinatura dos mirins, a coordenadora da Escola do Legislativo Juliana Filippe lavrou o termo de posse. A sessão teve música da banda da Escola Municipal Virgínia Soares, que fica no bairro Floresta.

A primeira sessão ordinária da Câmara Mirim este ano será em 11 de abril, às 15h, no plenário.

Os novos vereadores mirins

1) Mário Newton de Queiróz Araújo – Colégio Bonja

2) Rafael Cardoso – Colégio dos Santos Anjos

3) Júlia Moraes – Colégio Oficina

4) Vinícius Kauan Calsavara – Escola Municipal Ada Sant’Anna da Silveira

5) Manuella Malon – Escola Municipal Avelino Marcante

6) Júlia de Oliveira Folquini – Escola Municipal Baltazar Buschle

7) Matheus dos Santos Dias – Escola Municipal Carlos Gomes de Oliveira

8) José Gustavo Gomes da Rocha – Escola Municipal João Costa

9) Samuel Felipe Pinheiro – Escola Municipal João de Oliveira

10) José Manuel Pinheiro Alvarenga – Escola Municipal Pastor Hans Müller

11) Gabriel Thomas Maas – Escola Municipal Paul Harris

12) Isis Schmitt Fiorentin – Escola Municipal Anna Maria Harger

13) Joana Carolina de Souza Xavier – Escola Municipal Professora Elizabeth Von Dreifuss

14) Leonardo Henrique Patrício – Escola Municipal Professora Thereza Mazzolli

15) Yasmin Padilha Heinz – Escola Municipal Rosa Maria Berezoski

16) Maria Clara Paz Stedille – Escola Municipal Sadalla Amin Ghanem

17) Maria Carolina Scotti – Escola Municipal Virgínia Soares

18) Ronan Dexter Espíndola – Escola Municipal Zulma do Rosário Miranda

19) Nickolly Maia Navarro – Escola Municipal Amador Aguiar

A Câmara Mirim

Em 20 anos de história, 361 vereadores mirins subiram à tribuna. Foram quase 120 sessões. Mais de mil indicações de melhorias nas escolas e comunidades, 103 moções e 114 projetos de lei, sendo que três foram apresentados em Brasília, na Câmara dos Deputados.

A Câmara Mirim foi instituída em 6 de novembro de 2000 pelo Decreto Legislativo Nº 20/00 destinado a promover a interação entre a Câmara de Vereadores de Joinville e a Escola, permitindo ao estudante, compreender o papel do Poder Legislativo dentro do contexto econômico, social e ambiental em que vive, contribuindo assim para a formação da sua cidadania e o entendimento dos aspectos políticos da sociedade brasileira.

O aluno apto a ser vereador mirim deve possuir idade entre 10 anos, completos na data da inscrição da candidatura, e 14 anos completos na data da posse e que estejam cursando entre o 5º ao 7º ano do ensino fundamental da rede de ensino pública e privada do município de Joinville.

A partir de 2013, a Escola do Legislativo, criada por meio da Resolução Nº 07, de 2011, passou a coordenar o programa Câmara Mirim. Esta integração fortaleceu a educação para cidadania e democracia, possibilitando aos alunos ampliar sua experiência e a participação política na comunidade por intermédio da educação legislativa.