Cerca de 5 mil pessoas passaram pelos cursos e seminários da Escola do Legislativo da Câmara de Joinville, criada em 2011. A meta era 4 mil, compara o coordenador do projeto, Claudinei Dias. O público é composto de servidores públicos, professores e interessados em formação técnica e política. Em junho, entra em campo o “Conhecendo o Legislativo”, para alunos de escolas da cidade. Se conhecerem melhor o procedimento do Legislativo, diz Claudinei, as pessoas poderão interferir mais na criação de leis.
OUÇA a reportagem completa com o coordenador da Escola do Legislativo
Outro investimento no futuro do poder Legislativo é a “Câmara Mirim”. Alunos de escolas públicas e privadas levam à tribuna anseios e cobranças dos colegas. “Eles trabalham de verdade, apresentam propostas, e elas são apresentadas aos órgãos do executivo”, diz Claudinei.
Em dez anos, os pequenos vereadores conseguiram uma série de mudanças nos colégios, como reformas e pintura nova. O maior benefício, opina o coordenador, é o novo olhar sobre a política, que pode mudar seus futuros. “Quem sabe ainda teremos um vereador que foi vereador mirim”, sugere Claudinei.
Um dos cursos mais procurados é o de Língua Brasileira de Sinais (Libras). As aulas vão até dezembro, com 120 alunos – o dobro do ano passado. Todos os cursos são gratuitos.Novas inscrições serão abertas em fevereiro.
A previsão de orçamento da Escola do Legislativo, neste ano, é de R$ 200 mil. Além dos cursos e seminários, o dinheiro será destinado à reforma da biblioteca do projeto.