A Comissão de Educação aprovou nesta tarde cinco convênios do Executivo com instituições da cidade. Os projetos que autorizam as parcerias serão votados na sessão de hoje. O presidente da comissão, Cláudio Aragão, pediu redução de interstício e os vereadores aprovaram o encaminhamento dos textos ao Plenário. Aragão e Adilson Mariano deliberaram os projetos.

Um dos projetos é a parceria entre o Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), sediado em Araquari, para a contratação de dois estagiários. Eles auxiliariam no desenvolvimento de software para gestão de trânsito que, dentre outras coisas, facilite a gestão do estacionamento rotativo e a fiscalização da sinalização. O projeto que trata dessa parceria é o PL 189/2014.

Escolas da rede municipal poderão ter aulas de língua e cultura italianas de forma complementar conforme o PL 162/2014. O projeto estabelece convênio entre o Executivo, o Consulado Geral da Itália e o Centro de Cultura Italiana-Paraná/Santa Catarina e o Circolo Italiano di Joinville.

A Univille e a Secretaria da Educação mantêm acordo de cooperação técnica, em especial por meio da cedência de espaços para realização de reuniões, pesquisas e eventos. Isso ficou assegurado pelo PL 213/2014.

O Executivo firma, por meio do PL 212/2014, compromisso de ceder dois ônibus para o transporte de 108 crianças carentes para atividades do projeto Resgate, da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc.

Outro projeto é o PL 163/2014, que cede um professor para atender à educação de jovens na Comunidade Terapêutica Rosa de Saron.

Glossário legislativo

REDUÇÃO DE INTERSTÍCIO: esse termo se refere à diminuição do prazo que os projetos aguardariam entre a aprovação na comissão, pelos vereadores membros da comissão, e a votação no Plenário, por todos os vereadores. A redução permite que um projeto aprovado nas comissões seja votado na sessão do mesmo dia.

Foto de Sabrina Seibel

Deixe um comentário