A Comissão de Educação aprovou nesta tarde cinco convênios do Executivo com instituições da cidade. Os projetos que autorizam as parcerias serão votados na sessão de hoje. O presidente da comissão, Cláudio Aragão, pediu redução de interstício e os vereadores aprovaram o encaminhamento dos textos ao Plenário. Aragão e Adilson Mariano deliberaram os projetos.

Um dos projetos é a parceria entre o Instituto de Trânsito e Transporte (Ittran) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense (IFC), sediado em Araquari, para a contratação de dois estagiários. Eles auxiliariam no desenvolvimento de software para gestão de trânsito que, dentre outras coisas, facilite a gestão do estacionamento rotativo e a fiscalização da sinalização. O projeto que trata dessa parceria é o PL 189/2014.

Escolas da rede municipal poderão ter aulas de língua e cultura italianas de forma complementar conforme o PL 162/2014. O projeto estabelece convênio entre o Executivo, o Consulado Geral da Itália e o Centro de Cultura Italiana-Paraná/Santa Catarina e o Circolo Italiano di Joinville.

A Univille e a Secretaria da Educação mantêm acordo de cooperação técnica, em especial por meio da cedência de espaços para realização de reuniões, pesquisas e eventos. Isso ficou assegurado pelo PL 213/2014.

O Executivo firma, por meio do PL 212/2014, compromisso de ceder dois ônibus para o transporte de 108 crianças carentes para atividades do projeto Resgate, da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc.

Outro projeto é o PL 163/2014, que cede um professor para atender à educação de jovens na Comunidade Terapêutica Rosa de Saron.

Glossário legislativo

REDUÇÃO DE INTERSTÍCIO: esse termo se refere à diminuição do prazo que os projetos aguardariam entre a aprovação na comissão, pelos vereadores membros da comissão, e a votação no Plenário, por todos os vereadores. A redução permite que um projeto aprovado nas comissões seja votado na sessão do mesmo dia.

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui