Os vereadores da Comissão de Educação vão visitar o local onde funcionava a horta comunitária Recanto das Roseiras, no bairro Aventureiro. A antiga horta foi desativada para ampliação do Centro de Educação Infantil (CEI) Odorico Fortunato.

O objetivo da visita, sugerida pelo vereador Sidney Sabel, será estabelecer um local próximo para implantação de outra horta. Deverá estar presente representante da Prefeitura para avaliar a disponibilidade de áreas. 

Hoje (24) a Comissão reuniu representantes da comunidade, do CEI e das entidades envolvidas na manutenção da horta para discutir o motivo pelo qual ela foi fechada. O vereador Adilson Mariano havia proposto o encontro no último dia 10, a pedido da comunidade da Igreja Sagrada Família, que relatou que não houve aviso prévio sobre a desativação da horta.

De acordo com a diretora do CEI, Roseli Maria da Costa, desde 1996 existe a reinvindicação pela ampliação da escola. “Temos grande demanda de atendimento para crianças de zero a três anos e com a atual estrutura é inviável”, afirmou. 

Ainda segundo a diretora, a horta fazia com que animais, como ratos, caramujos africanos e cavalos, permanecessem perto do CEI. “As crianças precisam de espaço adequado”, lembrou. 

O presidente da Associação das Hortas Comunitárias de Joinville, José Declarindo de Santos, argumentou que a área não foi invadida pela comunidade. “Recebemos autorização da prefeitura para usar o terreno e não fomos previamente avisados quando ela foi desativada”, disse. 

Ele reivindicou que haja ressarcimento pelas mudas perdidas com a destruição da horta. Ainda segundo o presidente da Associação, a existência de caramujos africanos é comum na cidade, por causa da umidade.

 

Foto de Sabrina Seibel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui