“Acho uma aberração o fato de que uma das principais avenidas de Joinville tenha o nome de Marquês de Olinda, uma figura pouco conhecida na história brasileira e que não teve qualquer ligação com a nossa cidade ou Estado”.

É desta maneira incisiva que o vereador Alodir Alves de Cristo abre sua justificativa para seu Projeto de Lei 62/1011, em tramitação na Câmara de Vereadores. A matéria propõe um novo nome para a Avenida Marquês de Olinda: Avenida João Hansen Júnior.

“Por outro lado, um dos empresários de mais sucesso em Santa Catarina, cuja empresa levou o nome de Joinville para todo o Brasil e para vários países, não tem o seu nome em nenhuma rua da cidade”, destaca o vereador.

Segundo Cristo, João Hansen Júnior, fundador da Tigre, nasceu em 1915, na Alemanha. Aos 25 anos, já trabalhava na Companhia Albano Koerber, empresa fabricante dos pentes Tigre, feitos com chifres de bois. Hansen Júnior teria comprado esta empresa por quatro contos e 800 réis e continuado a fabricação do utensílio; e pouco mais de uma década depois, iniciado a produção de mangueiras de PVC, dando origem à Tigre que hoje conhecemos.

O projeto ainda não tem data para chegar a plenário. Passará pela Comissão de Legislação, que avaliará a legalidade da proposta. Depois, a discussão “pegará fogo” no mérito, junto à Comissão de Urbanismo.

{jcomments on}

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui