Nesta quarta-feira (04), a Comissão de Participação Popular vai continuar a discussão sobre a criação da Comissão Municipal da Verdade.  Os vereadores vão apresentar o resultado da reunião com o prefeito, que deve acontecer amanhã (03) e vai decidir se o projeto de lei será proposto pelo Executivo ou pelo Legislativo. 

Os vereadores entraram em acordo de que se o Executivo não propor a criação da Comissão, eles mesmos o farão. No último dia 21, representantes de entidades discutiram a criação da Comissão da Verdade com os vereadores na Comissão de Participação Popular da Câmara.

Audiência Pública da CEV

Na quarta-feira será realizada em Joinville uma audiência pública da Comissão Estadual da Verdade (CEV) para colher depoimentos de pessoas que tenham sofrido lesão aos direitos humanos na época da ditadura militar em Joinville e região Norte de Santa Catarina. Ela acontece às 19 horas no Plenário da Câmara. 

Segundo informações da Assessoria de Comunicação da Casa Civil de Santa Catarina, a Comissão Estadual tem até o fim do primeiro semestre para enviar à Comissão Nacional da Verdade relatório sobre o trabalho de investigação realizado no Estado. Além da audiência pública desta quarta-feira, estão previstas mais duas, uma emm Florianópolis e outra em Itajaí, para a conclusão dos trabalhos. Ainda de acordo com a Casa Civil, cerca de oito pessoas já confirmaram que vão prestar depoimentos na audiência de quarta-feira.

 

Foto de Daniel Tonet

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui