Wilian Tonezi (Patriota) disse que faz pouco mais de uma semana que um decreto flexibilizou o uso de máscaras em ambientes fechados. Ele criticou o argumento de que a máscara previne o contágio. Citou dados de contaminação na cidade e disse que não houve alteração.

Lucas Souza (PDT) falou sobre as condições das praças da Zona Sul. Visitou sete praças. Mostrou imagens de algumas. Disse que há falta de manutenção dos bancos e equipamentos públicos. Disse que a Prefeitura tem dado atenção ao tema, que já esteve abandonado, mas que o setor de praças ainda não consegue dar conta da demanda.

Brandel Junior (Podemos) disse ter discutido transporte público e professores auxiliares na Comissão de Educação de hoje. As crianças com necessidades especiais precisam de atenção de um educador preparado para isso. Existe um programa federal nesse sentido, e ele vai cobrar.

Pastor Ascendino Batista (PSD) disse que percebeu na Comissão de Urbanismo de hoje que há um problema de comunicação com a Prefeitura sobre as podas de árvores. Ele mesmo teve sete indicações de podas rejeitadas, de um total de 42 – questionou onde estão as outras indicações.

Maurício Peixer (PL) disse ter recebido um questionamento sobre a construção da UBS do bairro Glória. A obra tinha previsão de oito meses, mas moradores disseram que ela está devagar, não iria cumprir o prazo. Agora, foram informados de que a obra só será entregue no ano que vem.

Diego Machado (PSDB) falou de licitação finalizada em 13 de dezembro de 2021 de pavimentação de 13 ruas na região de Pirabeiraba. O contrato com a Fortunato está assinado desde o ano passado, mas a empresa ainda não iniciou as obras. A empresa não começa as obras porque tem outras obras atrasadas em outros locais.

Tânia Larson (PSL) disse que não entende como uma empresa pode participar de licitação deixando a desejar em outras obras. Acontece no centro de bem-estar animal. O material é de segunda qualidade, e tem dias que a empresa não manda ninguém. Está fiscalizando. Já questionou a Seinfra, que tem de notificar a empresa.

Ana Lucia Martins (PT) disse que esteve na reunião do Conseg do Comasa e Espinheiros. Um dos maiores apelos deles é que sejam recebidos pelo prefeito, para que possam apresentar suas reivindicações, como a diminuição da poluição sonora e melhorias na segurança. Pediu ao líder do governo, Érico Vinicius (Novo), que faça a intermediação.

Cassiano Ucker (Cidadania) exibiu um áudio que recebeu. Nele, uma mulher reclamava de atendimento na saúde pública para diabéticos. O vereador disse que o filho dela, que é diabético, foi diagnosticado com insuficiência renal por falhas no tratamento. Pediu mais uma vez a distribuição de insulinas.

Sidney Sabel (Democratas) disse que a saúde de Joinville está na UTI. Faltam médicos no Fátima, a partir das 16h. Faltam materiais e equipamentos no Hospital São José. Faltam médicos, exames e remédios, falta tudo. Exames que demoram mais de três meses para chegar o resultado.

Henrique Deckmann (MDB) disse que hoje é o Dia da Água. Parabenizou o prefeito pelos projetos que valorizam o rio Cachoeira, como o do Parque Linear. Também chamou a atenção sobre alguns catadores que deixam lixo em locais impróprios. Citou ruas no bairro Aventureiro onde isso acontece. Mostrou vídeo.

Neto Petters (Novo) falou que a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) está fazendo workshops para a população, como de diagnóstico socioambiental de microbacias e vistoria de obras e calçadas. Eles dizem que são gratuitos, mas na iniciativa pública nada é gratuito, tudo é pago com impostos.

Érico Vinicius (Novo) informou que a Secretaria de Esportes está com inscrições abertas para os jogos estudantis, que terão abertura no próximo dia 8. Podem participar estudantes de 6 a 18 anos. A abertura será no Centreventos, a partir das 18h, com a participação de mais de mil alunos. Os jogos começam no próximo dia 12.