A tribuna livre da sessão desta quarta-feira (31) recebeu o conselheiro fiscal do Núcleo Contábil da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Veríssimo da Cunha Batista. O representante da Acij falou sobre benefícios fiscais em doações para instituições de caridade pela declaração de imposto de renda.

Veríssimo da Cunha Batista estima que aproximadamente R$ 23 milhões poderiam ser destinados a instituições assistenciais do município via declaração de imposto de renda dos contribuintes da cidade. O representante da Acij afirmou que, entretanto, apenas R$ 2 milhões são arrecadados, em média.

Ele explicou que os contribuintes podem destinar até 3% do imposto devido na hora de fazer a declaração do tipo completa. Para isso, deve-se selecionar a opção “Doações Diretamente na Declaração” e selecionar a doação que se deseja fazer. O próprio programa informa o limite que poderá ser doado com aproveitamento de dedução.

O conselheiro da Acij ressaltou que os contribuintes não precisam ter preocupação com a malha fiscal, já que o programa de declaração de imposto de renda já aponta qualquer erro eventual.