A empresa Gestor Um, contratada pelos Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (Sinsej), apresentou pedido de prorrogação do prazo para entrega da auditoria independente sobre as finanças do Ipreville. O prazo de 30 dias, inicialmente previsto pela empresa, venceria nesta quinta-feira (15), mas o relatório deve ser entregue até o dia 7 de agosto (ou antes, caso seja concluído).

O pedido para ampliar o prazo até a primeira semana de agosto foi apresentado pela Gestor Um em reunião conjunta das comissões de Finanças e de Saúde na tarde desta quarta-feira (14). A representante da empresa, Michelle Dall’Agnol, que participou de forma virtual da reunião, afirmou que, semanalmente, às quartas-feiras, vai atualizar os vereadores sobre o andamento dos trabalhos.

Presidente de Finanças, Wilian Tonezi (Patriota) explicou que o pedido de prorrogação de prazo, por uma vez, estava previsto no contrato firmado entre a Gestor Um e o Sinsej. Ouça:

A auditoria

A Gestor Um, de Porto Alegre (RS), foi contratada pelo Sinsej no início do mês de junho para fazer um novo cálculo atuarial, para confirmar ou contrapor o resultado do cálculo atuarial apresentado pela Prefeitura no Projeto de Lei Complementar nº 8/2021, que trata da reforma da previdência dos servidores públicos municipais de Joinville, e que diz que o Ipreville não terá dinheiro suficiente para pagar aposentadorias no futuro (déficit atuarial).

Em reunião conjunta de Finanças e Saúde realizada no dia 15 do mês passado, a empresa recebeu prazo de 30 dias para concluir o levantamento. Naquele encontro, vereadores, representantes do Sinsej e do Ipreville esclareceram dúvidas sobre o trabalho de auditoria diretamente com os sócios da Gestor Um. Os representantes da empresa apresentaram um plano de trabalho, que teria duas frentes:

auditoria com resgate de todas as informações do Ipreville, desde a criação;
reprodução de uma segunda avaliação atuarial para ser comparada com avaliação atuarial que o Ipreville possui, feita pela empresa Actuarial Asse.