Estão empossados os 19 vereadores eleitos e diplomados em outubro e dezembro últimos respectivamente. Eles cumprirão mandato pelos próximos quatros anos, período em que proporão leis para nossa cidade, além de fiscalizar os atos do Poder Executivo e sugerir-lhe melhorias e benfeitorias pontuais no município. O vereador Patrício Destro – por ter sido o mais votado – presidiu a cerimônia de instalação da nova legislatura ocorrida nesta tarde e terminada há poucos instantes.

Como manda o protocolo, Destro expôs aos presentes os 19 diplomas dos vereadores expedidos pela Justiça Eleitoral, o que os tornava aptos a tomar posse dos seus mandatos. Em seguida, os parlamentares juraram observar e cumprir a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Município, e assinaram o termo de posse.

Depois das formalidades previstas no Regimento Interno e na Lei Orgânica, os novos vereadores pronunciaram-se. Veja o resumo:

Patrício Destro

O dia primeiro de janeiro representa a possibilidade de deixar para trás o antigo e começar o novo. Disse que sonhou nesta noite que Joinville estará muito melhor daqui a quatro anos. E que tem um desejo pessoal de ver Joinville sem desigualdade. Acredita no dia em que todos poderão utilizar os postos de saúde e as escolas municipais, sendo estes o que há de melhor no país e no mundo. “Joinville está no meu coração. Não a troco por nada. Quero que ela seja o melhor espaço e o melhor lugar para vivermos”.

Sidney Sabel

Agradeceu à esposa e aos filhos e demais parentes pelo apoio nos momentos mais difíceis, aos amigos e 5.488 eleitores que nele confiaram seus votos. Desejou um ano novo repleto de muita paz, prosperidade e trabalho a todos os joinvilenses.

João Carlos Gonçalves

Este é o momento de agradecer e renovar os compromissos firmados na campanha eleitoral. Agradeceu a Deus pela graça da vida, e a João e Maria, seus pais, já falecidos. Citou também os irmãos e demais parentes, amigos e eleitores. Pretende fazer um mandato popular, para o bem de todos, ouvindo a população.

Fábio Dalonso

Imaginava que não se emocionaria ao entrar novamente no plenário como vereador, mas, aí, lembrou de seu falecido pai e não segurou as lágrimas. O mandato encanta, embriaga e exige cuidado, pois todos estão de passagem e estão aqui para servir. “Deixemos de lado as questões partidárias, porque o nosso partido é Joinville, como dizia o saudoso (prefeito) Freitag”.

Rodrigo Fachini

Lembrou do pai, João Fachini, que, há 24 anos, também tomava posse como um legislador. Disse que o vereador deve ser um instrumento de mediação entre as demandas da comunidade e a solução junto ao poder público. “Que possamos cumprir com este papel nos próximos quatro anos”. Lembrou da mãe, que faleceu no dia 12 de dezembro.

Lioilson Correa

Lembrou do pai, Antenor, rico em generosidade e em bondade, segundo suas palavras. Agradeceu aos eleitores e ao pessoal que trabalhou em sua campanha. Dedicou o mandato ao ex-prefeito Carlito Merss, de quem foi secretário regional. Prometeu muito trabalho pelas pessoas e desejou a todos um feliz 2013.

Pastora Leia

Emocionou-se já ao iniciar seu pronunciamento. Agradeceu a Deus, aos pais, à família, ao marido e aos filhos, pastores de sua congregação religiosa. “Eu sou apenas uma mulher, que acredita numa política verdadeira e numa sociedade mais justa. Nunca pensei que tivesse vocação política, mas tudo o que temos na vida é muito mais que uma missão.”

Cláudio Aragão

Agradeceu ao vereador Maurício Peixer, de quem foi assessor por muitos anos. Falou que todos precisam de equilíbrio na vida e da força família, a quem dispensou cumprimentos e agradecimentos, incluindo amigos e pessoas que o ajudaram na campanha. Pediu atenção especial à educação infantil e respeito aos idosos.

Odir Nunes

Agradeceu a Deus e à família e aos companheiros que saíram pelos bairros em busca de votos.

James Schroeder

Dedicou o novo mandato à mãe. Fez uma declaração de amor à esposa. Disse que o filho é a razão para buscar o melhor para Joinville. Agradeceu aos membros do partido. Prometeu um mandato de interação com a sociedade e prestando contas.

Maurício Soares

Agradeceu a familiares, parentes, amigos e companheiros do partido.

Adilson Mariano

Agradeceu aos eleitores, que acompanham sua ideologia marxista. “O mundo só terá paz e felicidade para todos, quando a riqueza gerada estiver a serviço de todos”. Seu mandato estará do lado da classe trabalhadora e da juventude. Protestou contra o ex-prefeito Carlito Merss, pelo reajuste recente na tarifa de ônibus, e pediu que o prefeito Udo Döhler revogue a decisão.

Levi Rioschi

Agradeceu a familiares, parentes, amigos e companheiros do partido e prometeu muito trabalho ao longo dos próximos quatro anos.

Maurício Peixer

Falou das dificuldades da eleição. Agradeceu à família – aos filhos, em especial –, dispensou atenção à equipe de trabalho e aos colegas do partido. Lembrou de quando exerceu o primeiro mandato.

Manoel Francisco Bento

Agradeceu aos membros do partido e disse que seu compromisso é com cada cidadão joinvilense. Agradeceu à equipe e aos servidores da Câmara. Lembrou dos graves problemas de saúde pelos quais passou em 2004 e, por isso, agradeceu a Deus por mais este momento marcante de sua vida.

Jaime Evaristo

Agradeceu aos familiares, aos membros do partido, ao ex-prefeito Carlito Merss, uma vez que fez parte de seu governo.

Roberto Bisoni

Lembrou dos idos de 1960 e de 1970, quando ingressou na política. Com a simplicidade e carisma de sempre, contou histórias, fez os convidados rirem pelo menos três vezes. Brincou até com o prefeito Udo Döhler, de quem disse esperar muito trabalho, já que fala pouco, segundo suas palavras. E lembrou de Santa Paulina, de quem é devoto por graças alcançadas.

Dorval Preti

Disse estar honrado por ser o primeiro servidor de carreira da Câmara de Vereadores de Joinville eleito vereador, e depois de 33 anos de trabalho. Falou que está emocionado por ter sido eleito junto com o tio, Roberto Bisoni, inclusive de sua mesma região eleitoral, o bairro Comasa. Assegurou que não decepcionará Joinville. “O sucesso só tem sentido se for para promover o bem-estar das pessoas”.

Maycon César

Disse que várias vezes sentou-se no plenário da Câmara, durante as sessões, e sonhou acordado em discursar da tribuna como vereador. “Hoje, eu posso dizer que vale a pena sonhar.” Terá oportunidade de aprender muito. Trará a vontade dos jovens que querem contribuir, mas que não o fazem por falta de oportunidades. Agradeceu a Deus e à mãe.

[widgetkit id=21]

Fotos de Nilson Bastian

Deixe um comentário